TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Teóricos

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

 

SUMÁRIO

1. Introdução ...................................................................................................... 4

2. Treinamento e Desenvolvimento  ............................................................... 5

3. Saúde e Segurança do Trabalho  .................................................................

4. Gerência, Motivação e Liderança ..........................................................................

5. Considerações Finais .............................................................................................

6. Referências Bibliográficas …………………………………………………………………….

4

 

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar etapas dos processos de treinamento e desenvolvimento realizados pela área de recursos humanos, além das áreas hierárquicas de gerência e suas responsabilidades de atuar em conjunto com o RH em motivar e promover líderes para os setores da organização, e também aplicar as medidas necessárias para a prevenção de saúde e segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho.

5

1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

   

1.1 Conceitos de treinamento e desenvolvimento

    Os gestores do departamento de recursos humanos, em ação com os membros superiores hierárquicos da empresa, levantam diagnósticos para criação de planejamentos para suprir as necessidades de uma estrutura organizacional.                                                    Desse modo, são realizados treinamentos, que são aplicados de acordo com a deficiência de atividades de uma específica função, um setor ou a empresa como um todo, a partir de levantamentos de resultados desses diagnósticos empresariais.     Alinhado com o treinamento, o desenvolvimento visa a capacidade de desempenho dos profissionais em se adaptar em novos padrões organizacionais, assim surtindo efeito nos resultados com produtos ou serviços prestados.

1.2 Etapas de treinamento

    Através dos planejamentos elaborados para um treinamento, são importantes criações de etapas de programas, organizando os objetivos de desenvolvimento para colaboradores e empresa.            Geralmente são classificadas em:                         a) Levantamento das Necessidades: Intuito de coletar fatos e informações analisados por gerentes e supervisores, onde são observadas as avaliações de desempenhos dos colaboradoes e os pontos ineficientes no ambiente de trabalho.                                      b) Definição do Programa de Treinamento: Aborda quais serão os meios utilizados para tratar as necessidades encontradas na empresa tais como (etc)                                             c) Implementação do Programa de Treinamento: Atividades a serem executadas de acordo com a programação de treinamento.             d) Avaliação dos Resultados do Treinamento: Meio de analisar os resultados obtidos com as expectativas das metas organizacionais.        

1.3 Tipos de treinamento                            

    Nas atuais organizações, os meios para treinamento de grupos de colaboradores podem ser distintos.                             O treinamento on the job se caracteriza por um treinamento prático e realizado internamente pela

6

empresa, onde podemos verificar técnicas de aprendizagem, tanto nas tarefas administrativas quanto operacionais, geralmente aplicadas no cotidiano das empresas, podendo incluir programas de renovação e recapacitação das atividades de especificos cargos além de programas de estagio supervisionado.     No treinamento out the job, fora do ambiente das funções, podem ser aplicadas palestras em salas de reuniões, em laboratórios, ou até mesmo em eventos organizacionais fora da empresa, como cursos em diversas intituições.  

1.4 Dinâmicas em grupos e jogos vivenciais

    Como meio de interação entre colaboradores e grupos, são desenvolvidos métodos de dinâmicas de grupos e jogos vivenciais. As dinâmicas em grupo são geralmente aplicadas no processo de recrutamento e seleção de pessoal, com o objetivo de analisar capacidades de trabalho e comportamentos em grupos ou equipes. Nas aplicações de jogos vivenciais tem-se por objetivo desenvolver a capacitação dos colaboradores de forma competitiva, saudável e lúdica, avaliando a performance de equipes e pessoas dentro de suas funções.                    

1.5 Vantagens das dinâmicas e jogos nos treinamentos

    Muito importante essas duas técnicas de desenvolvimento para as empresas, pois as dinâmicas apresentam vantagens em selecionadores de recursos humanos observar opiniões e comportamentos de pessoas onde na entrevista tais aspectos são mais restritos, além de capacitar a interação do indivíduo com os demais participantes na dinâmica. Nos jogos podem ser observados como os colaboradores mudam suas participações nas atividades profissionais através de atitudes e competências diante das situações cotidianas em uma organização.  

1.6 Avaliação de resultados de treinamento

    A organização verifica os procedimentos adotados em treinamentos para analisar os resultados obtidos, se são satisfatórios ou se devem passar por mudanças de planejamentos. Geralmente, são utilizados os chamados indicadores de desempenho, documentos com informações e gráficos, no intuito de realizar correções ou aprimorar novas técnicas de aprendizagem.

2 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

2.1 Acidentes de trabalho

    A segurança e saúde dos colaboradores são pautadas em leis e é de suma importância que as organizações cumpram regras para que a proteção e integridade de seus membros sejam preservadas. Cabe a empresa responsabilidades como informar e documentar aos seus colaboradores as normas de segurança e saúde do trabalho, para que ambas as partes fiquem cientes de suas obrigações. Em casos de acidentes a empresa tem responsabilidade criminal a ser cumprida, se comprovada em perícias o fato ocorrido em descumprimento das lei. Os documentos tem as informações repassadas para órgãos como INSS e Ministério do Trabalho.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com