TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Interpretações das Informações

Por:   •  13/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  9.146 Palavras (37 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 37

Trabalho Prointer ANHANGUERA

  • 18/05/2015

 

  • 3711Palavras

 

  • Mais informações 

PÁGINA 

1

 DE 15


SUMÁRIO

Introdução ...............................................................................................................................1
Dados da empresa escolhida....................................................................................................2
Questionário aplicado ao entrevistado.....................................................................................2
Analise e Interpretações das Informações...............................................................................7
Exposição das ideias ao empresário.........................................................................................8
Situação Atual.........................................................................................................................9
Análise das oportunidades......................................................................................................9
Considerações Finais..............................................................................................................11
Conclusão...............................................................................................................................11

Referências Bibliográficas ....................................................................................................12
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de abordar os temas propostos na aula como Empreendedorismo, Ética na Gestão Empresarial, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional. Com isso, iremos responder aos vários questionamentos que circundam tais matérias, com respostas consistentes com embasamento teóricos, para fundamentar as conclusões das perguntas.
Notamos que para abertura de um novo empreendimento é necessário analisar diversos fatores. Antes de qualquer coisa é necessário fazer um bom plano de negócios contendo sumário executivo onde analisamos quais serão a missão, visão e valores do novo empreendimento, descrição da empresa, onde descrevemos o empreendimento, descrição dos produtos e serviços, quais são os mercados de competidores, estratégia de marketing e vendas, analise estratégica (analise SWOT) e o plano financeiro.
Concluímos que para uma empresa se manter bem no mercado, ela precisa agir com integridade, transparência, inovação, lealdade, ser sustentável e saber manter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores.
Este trabalho visa inicialmente, levantar informações para auxiliar-nos num segundo momento na elaboração de um Plano de Negócios, após entrevistarmos um empreendedor de sucesso.
Após entrevista com o empresário Paulo Roberto de Freitas proprietário da empresa Elisfatur Transporte e Turismo, apresentaremos nossa ideia de empreendimento, analise das oportunidades para o nosso plano de negócios. 
Vivemos em um mundo globalizado, com grande indigência do desenvolvimento das habilidades de negociação. Essa realidade em nosso meio faz com que os interesses se choquem, e assim, gere novos conflitos que dificultam o modo de relacionamento das pessoas, grupos e organizações. Sobre esse processo de negociação devemos cumprir algumas etapas para se alcançar os objetivos. Assim como, estratégias, táticas, planejamentos, planos, éticas e inovações.


Entrevista com um Empreendedor de Sucesso
Nome da Empresa: Elisfatur Transporte eTurismo
Endereço: Rua Alberto Cortes, 596 – Pestana - Osasco-SP - cep 06114-100
Ramo de Atividades: Transporte profissional de pessoas
Data da abertura da empresa: 20/04/1990
Entrevistado: Sr. Paulo Roberto de Freitas (proprietário)

Questionário
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Resposta: Em primeiro lugar veio às necessidades, pois meus pais eram de família pobre. Tinha que procurar um meio de ganhar dinheiro e de ser financeiramente independente e poder proporcionar o melhor para minha família. Sempre tive o sonho de me tornar dono do meu próprio negócio. Com 18 anos trabalhava em uma empresa Metalúrgica em Osasco, e nos finais de semana íamos de ônibus para o Paraguai comprar mercadorias para revender posteriormente. Comecei a enxergar aí a oportunidade de comprar um ônibus e iniciar minha própria empresa, que seria promissora. Então, nesta época, comecei a minha paixão e admiração pelo ônibus, tendo a oportunidade de iniciar o meu próprio negócio, começando apenas um ônibus, e fazendo duas viagens por semana ao Paraguai, levando os falados sacoleiros.
2) Existem outros empreendedores em sua família? 
Resposta: Na época não. Hoje tenho tios que são, no ramo de alimentação, e um irmão também no ramo de transporte (taxi).
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Resposta: Nasceu quando estava no colégio, mas já tinha intenção de fazer Administração de Empresas e Logística mais tarde. A criação da minha empresa ocorreu antes da universidade, meu ingresso na faculdade posteriormente foi de muita valia e aperfeiçoamento na área que atuo.
4) Qual foi a sua educação formal? Foirelevante para o negócio? 
Resposta: Sim, porém no início adquiri experiência com pesquisa no próprio mercado de trabalho, após um pequeno planejamento abri meu negócio. Mais tarde após a criação da minha empresa ingressei na Universidade e conclui os cursos de Administração de Empresas e também de Logística. Foi relevante sim, pois inovei várias coisas na empresa após minha formação acadêmica. 

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
Resposta: Por que muitos têm medo de não começar um negócio certo, medo do desconhecido, medo do fracasso. E por que também no Brasil a abertura e continuidade de um negócio trás muitas incertezas e inseguranças devido a grandes dificuldades impostas pelo nosso governo, que nos penaliza com grande carga tributária e obrigações com encargos sociais e trabalhistas.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Resposta: Viria complementar um lado que começa hoje a ter bastante procura. Também viria complementar um lado pessoal, o qual eu me identifico, pois sempre gostei muito da parte do turismo e viagem. Também a Inovação é um dos assuntos mais discutidos do mundo dos negócios nos dias atuais. Porém tudo o que é incerto, gera medo para alguns empreendedores novatos, precisando então se arriscar. Sendo assim, deixar de lado o medo e dar lugar a criatividade e ousadia, precisamos nos dar a chance de novos horizontes, ir atrás dos nossos sonhos e ideais, mesmo que para isso seja preciso se arriscar.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas notrabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Resposta: De todas as formas possíveis, pois Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão. Qualquer empreendimento só alcançará sucesso quando os colaboradores da empresa e os empreendedores são conduzidos pela ética e movidos pela valorização plena do ser humano, o agente mais importante do empreendimento.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Resposta: Desde jovem sempre fui muito econômico, sempre fazendo minha reserva em conta de poupança. Trabalhando em uma empresa metalúrgica e fazendo viagens para o Paraguai nos finais de semana. Comecei a planejar meu futuro. Aos 21 anos quando saí da empresa em que trabalhava muitas ideias surgiram para por em prática, achei que seria a grande oportunidade de começar, juntei então meus recursos e deu de entrada na compra de meu primeiro ônibus, e assim iniciei meu primeiro negócio fazendo duas viagens por semana ao Paraguai, levando os falados sacoleiros.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
Resposta: Percebi que naquela época na minha cidade eram poucas empresas ainda que realizavam estas viagens e tinham muitas pessoas (sacoleiras) a procura de transporte. Avaliei então que seria a minha oportunidade de ouro, planejei meu investimento e resolvi me arriscar. Enxerguei uma oportunidade de um negócio promissor e de realização pessoal.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Resposta: A princípio eu não tinha. Enquanto eu trabalhava como assalariado na empresametalúrgica e fazias minhas viagens ao Paraguai é que comecei a fazer meus planejamentos aí sim comecei a idealizar meu plano de negócios com muitos pensamentos, curiosidades, pesquisas no ramo, entrevista com os sacoleiros e com outros empresários do ramo. É claro que mesmo sem formação e experiência acadêmica na época, fiz sim um pequeno e simples plano de negócios com um planejamento de conseguir alcançar meus objetivos em curto prazo, fui audacioso. Daí com o negócio já aberto, depois de ingressar na faculdade melhorei muito meu plano de negócios já com um planejamento bem mais visando futuro promissor com inovações, hoje atuando em várias áreas do ramo.
11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Resposta: Comecei a trabalhar com 17 anos em uma empresa metalúrgica como ajudante de serviços gerais, aos 19 anos passei para operador de empilhadeira, aos 21 anos saí da empresa, tive a oportunidade comprar meu primeiro ônibus e começar meu próprio negócio.
12) Quais são suas forças e fraquezas?
Forças: Paixão, coragem, otimismo, inovação, perseverança e fé.
Fraquezas: Na época possuía apenas um ônibus e dificuldade de encontrar motorista com experiência e responsável.
13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
Resposta: Não. Como na época consegui comprar meu primeiro ônibus com meus próprios recursos dando uma entrada e financiando apenas um pequeno valor, então não precisei de um sócio.
14) O que significa ter ética nos negócios para você?
Resposta: Para mim significa ter respeito, ser justo com o próximo, seja ele um colaborador, fornecedor, cliente ou concorrente,ter respeito o meio ambiente, ser transparente nas transações, proporcionar um salário justo aos funcionários, combater corrupção.
15) Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?
Resposta: Eu possuía uma quantia guardada em caderneta de poupança desde minha adolescência, juntei com minha indenização rescisória quando me desliguei da empresa metalúrgica, conseguindo assim dar de entrada em um ônibus usado, mas em perfeitas condições de trabalho, financiando o restante com o próprio vendedor (por ser conhecido) através de notas promissórias, não necessitei envolver bancos ou financiadoras.
16) Onde e quando obteve estes recursos?
Resposta: Como sempre fui uma pessoa econômica, desde a adolescência eu sempre depositava quantias que conseguisse em conta de poupança, de vários serviços (bicos) que fazia antes de começar a trabalhar registrado, onde depois continuei sempre guardando e economizando, e um pouco mais tarde com meu desligamento da empresa metalúrgica juntei minha indenização rescisória com o que possuía guardado em poupança e consegui assim dar de entrada na compra de um ônibus.
17) Quando e como obteve o primeiro cliente?
Resposta: Os primeiros clientes foram próprios amigos, pessoas conhecidas, funcionários da empresa em que eu trabalhava os mesmos que muitas vezes eu já tinha viajado com eles para o Paraguai. Depois foram surgindo outros com minha divulgação e por divulgação dos próprios colegas.
18) Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado?
Resposta: Foi quando diante do aumento de clientes necessitei comprar outro ônibus, daí sim recorri a um financiamento na própria concessionária. Comoainda eu estava terminando de pagar o primeiro ônibus, não possuía uma quantia para dar de entrada, então tive que financiar o valor total, foi um momento crítico por que a renda declarada não era suficiente para o financiamento, com muita negociação foi que consegui financiar. E este momento crítico logo foi superado pois os rendimentos dos dois ônibus trabalhando a todo vapor logo consegui quitar o financiamento.
19) Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
Lado Positivo: Você poder fazer à diferença a liberdade de poder fazer escolhas e criar oportunidades de crescimento do negócio, poder inovar, a realização de poder gerar emprego e oportunidade para o crescimento de outras pessoas.
Lado Negativo: O risco enorme do negócio não prosperar, o tempo dedicado a manter este mesmo negócio é muito maior do que o tempo dedicado de um empregado assalariado, a incerteza do amanhã, a economia muda muito, as altas taxas de tributos e também o ato de liderar pessoas que muitas vezes não são fácil, a tristeza na hora de ter que demitir um funcionário.
20) A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?
Resposta: Sim afetou. No início o orgulho pelo filho se tornar um empreendedor, porém na sequencia a distância, pois a dedicação à empresa muitas vezes nos leva a ficar muito tempo longe da família. Mas depois veio a recompensa onde consegui ajudar muitos de minha família com uma estabilidade financeira.
21) Você faria tudo isso novamente? Porque? 
Resposta: Sim, faria de forma diferente, com maior planejamento. Porque com isso obteria um melhor resultado e, portanto maior crescimento.
22) Que conselhos você deixa para umapessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Resposta: Esforce-se, tenha coragem, não desista de início, o medo faz parte, dificuldades vão surgir, busque um negócio ao qual tenha paixão, pesquise, planeje, aproveite a experiência e dicas de órgãos como o SEBRAE ou outros órgãos de pesquisa, faça um bom plano de negócios. Tente reservar um pouco de seu capital para utilização nos primeiros anos até que haja retorno do investimento.

Análise e Interpretações das informações
Empreendedorismo é o um conjunto de pessoas e processos que proporcionam à transformação de ideias em oportunidades, e consequentemente a criação de algo novo valorizado pelo mercado. (DORNELAS, 2005; CHIAVENATO, 2005). Observa-se que a implantação dessas ideias leva a criação de novos negócios ou atitudes inovadoras.
Reconhecer um ambiente favorável no mundo dos negócios é necessário muito mais que espirito empreendedor do próprio empresário, ou seja, a atitude de buscar um novo negócio não está em “Arriscar”, mais sim “Investir” um capital certo no negocio certo. As diretrizes para tomada de decisão devem ser acompanhas de muitas informações e um estudo aprofundado no portfólio a ser investido. 
É imprescindível ter um planejamento estruturado com as etapas da implantação, desenvolvimento e futuro do negocio, tal comportamento acarretará no encorajamento do inicio em um empreendimento.
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo como papel do empreendedor. Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento decompetências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
A característica do empreendedor é o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. Chiavenato (2006) colabora dizendo que o empreendedor é uma
pessoa que inicia e opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto
pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.
Atualmente a empresa Elisfatur está segmentada no ramo de transportes de passageiros em regime de fretamentos turísticos e empresariais. Sabemos que a procura por viagens rodoviárias, excursões, tem aumentado nos últimos tempos e o número de empresas que contratam ônibus para transportar seus funcionários aumenta cada vez mais.

Exposição das ideias ao empresário
Em entrevista com o empresário Paulo Roberto de Freitas, pude observar que o mesmo desde muito cedo já nutria uma simpatia e paixão por ônibus, ramo que lida há 25 anos, sendo empresário de uma empresa de fretamentos e transportes de passageiros.
Começou sua carreira quase na adolescência, estruturando os negócios, hoje tocando a empresa sem sócio, mostrando ser um excelente empreendedor e gerenciador. De início sem educação formal, e depois com a educação formal que foram passos relevantes para inovações do seus negócios. Paulo sabe que no Brasil muitos empreendedores sentem medo de se arriscar nos negócios devido a muitas incertezas e dificuldades que o governo de nosso país nos impõe devido às cargas tributárias e obrigações com encargos sociaistrabalhistas. 
De acordo com o que vemos nos estudos da matéria Empreendedorismo, podemos citar aqui: “A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes” (Livro Empreendedorismo – José Dornelas – O Processo Empreendedor – pág.41)
Situação atual
A empresa Elisfatur de fretamentos e transportes de passageiros hoje explora mais o setor de fretamento direto com empresas e o setor de Eventos (Turismo e Viagens).
Análise das Oportunidades
Pensando sempre no futuro promissor, podemos elaborar um plano de negócios, viabilizando a abertura de um departamento exclusivo à parte na empresa, onde possamos buscar explorar outros lados de transportes, outros fretamentos.
Acredita ainda que a ética e as relações humanos no trabalho contribuem de todas as formas possíveis, pois, segundo ele, qualquer empreendimento só alcança sucesso quando os colaboradores da empresa e os empreendedores são conduzidos pela ética e movidos pela valorização plena do ser humano, o agente mais importante do empreendimento. Vemos aqui uma comparação com o autor do livro “Ética na Gestão Empresarial” (Predisposição Ética – pag. 16 - “Gostar de gente, acreditar em pessoas, ser amigo e aspirar ao bem comum são pré-requisitos da liderança, a que todos são chamados em uma comunidade vivencial de aprendizagem em renovação contínua”).
Ele nos conta que conseguiu ainda jovem enxergar sua oportunidade para abrir o primeiro negócio com ônibus, formando assim seu primeiro empreendimento voltado ao transporte de passageiros, onde viu ali uma oportunidade também promissora de realização pessoal, apesar de início ter um planejamento simples e ser muito jovem, antes disso,conta Paulo, que trabalhou em uma empresa metalúrgica, saiu de lá aos 21 anos para empreender com ônibus. Salientando que em suas características estão:
Força: paixão, perseverança, otimismo, inovação e fé
Fraqueza: dificuldade em dizer “não”
Na história da trajetória da empresa, Paulo nos conta que iniciou o atual negócio com um capital que possuía guardado em conta de poupança que juntado com sua indenização rescisória ao desligar-se da empresa metalúrgica, conseguiu dar entrada em seu primeiro ônibus.
Começou na sua própria Cidade de Osasco, em 1990, percebendo na época que havia muitas pessoas que viajavam para o Paraguai para fazer compras, enxergou aí uma oportunidade de entrar no mercado, ofertando o serviço, iniciando assim o transporte para estas pessoas. 
A empresa foi crescendo, logo foi adquirido mais um ônibus e daí em diante não pararam mais de crescer. Paulo conta que o momento mais crítico que teve foi quando precisou comprar o segundo ônibus, pois ainda estava pagando o restante da dívida do primeiro. Ele conta que nesta fase foi necessária muita negociação, habilidade, versatilidade e estratégia para conseguir. E depois com o trabalho prosperando conseguiu pagar tudo, onde o que pesou foi sua ótima prestação de serviços e a valorização do relacionamento que já existia entre ele e os clientes.
A visão de Paulo sobre os lados negativo e positivo de se tornar um empreendedor em nosso país é bem clara: 
O lado positivo segundo ele seria ele poder fazer à diferença a liberdade de poder fazer escolhas e criar oportunidades de crescimento do negócio, poder inovar, poder gerar emprego e oportunidade para o crescimento de outras pessoas.
Já olado negativo segundo ele, seria o risco enorme do negócio não prosperar, o tempo dedicado a manter este mesmo negócio é muito maior do que o tempo dedicado de um empregado assalariado, a incerteza do amanhã, a economia muda muito, as altas taxas de tributos e também o ato de liderar pessoas que muitas vezes não são fácil.
Finalizando, Paulo, empresário da Elisfatur Transporte e Turismo nos deixa um conselho para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso: Primeiramente Esforce-se, tenha coragem, não desista de início, o medo faz parte, dificuldades vão surgir, busque um negócio ao qual tenha paixão, pesquise, planeje, aproveite a experiência e dicas de órgãos como o SEBRAE ou outros órgãos de pesquisa, faça um bom plano de negócios. Tente reservar um pouco de seu capital para utilização nos primeiros anos até que haja retorno do investimento.


Considerações Finais
Nesta primeira parte deste projeto foi feito uma analise inicial do plano de negócio da empresa Elisfatur, com isto foi possível levantar algumas situações problemas mediante as possíveis situações que venham enfrentar a empresa na sua trajetória.
Ficou claro nesta primeira analise que o gestor somente terá possibilidades de resolver as situações problemas que venham surgir no empreendimento caso tenha executado um plano de negocio antes de iniciar suas atividades, com este plano será possível direcionar suas decisões sempre buscando praticar éticas e os principais objetivos da Empresa para ter uma ótima aceitação e sucesso no mercado.
Mediante aos pontos investigados, ficou evidente que a Elisfatur tem tudo para continuar as suas atividades com sucesso, pois está preparada para lidar comsituações que venham envolver os aspectos internos e externos.
Será feito uma analise mais apurada e com mais referencias textuais de autores que retratam as situações que envolvem este projeto e mais embasamentos nas ideias deste primeiro momento e também uma abordagem mais profunda das questões levantadas, na segunda parte deste trabalho (Relatório final).

Conclusão

Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa na hora de empreender. Notamos que muito empreendedor presente no atual cenário brasileiro não possui ou não tiveram a oportunidade de estudar. 
A partir da entrevista coletada avaliamos que alguns empreendedores, começam seu negócio através da vontade de ser o próprio patrão e por possuir ideias diferentes dos já existentes.
O empreendedor é também o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social, por meio da inovação, dinamiza a economia.
Ser empreendedor é, sobretudo uma atitude, mais do que qualquer outra coisa. É a atitude para explorar novas oportunidades, para assumir riscos e criar coisas novas. Hoje, precisamos desta atitude a vários níveis: a nível individual, porque o empreendedorismo é uma via eficaz para a auto realização e felicidade; a nível organizacional, porque as empresas precisam de uma cultura de empreendedorismo para sobreviver (no dia em que uma empresa acha que está segura na sua velocidade cruzeiro, torna-se um alvo perfeito para a concorrência); e por fim, a nível das sociedades, porque o empreendedorismo já provou ser uma poderosa solução para os problemas que muitas vezes nossos governantes não conseguem resolver, comoemprego e geração de renda.
Baseado nas informações obtidas de ambos empreendedores percebe-se que um empreendimento que surgiu de um sonho de alcançar autonomia e o sucesso, exige um planejamento adequado ou um plano de negocio logo no inicio do empreendimento. Porque todo empreendimento necessita de conhecimento, técnicas e suporte do inicio e durante todo o processo de investimento e inovação do mesmo.


Referências Bibliográficas

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservie, 2012. (PLT)
MATOS, Francisco Gomes. Ética na Gestão Empresarial da Conscientização à Ação. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007. (PLT)
CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 1ª ed. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. (PLT)
MARTINELLI, Dante P. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. (Livro Principal)
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books, 2000.
SAMPAIO, K. Comportamento Organizacional. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911/. Acesso em 25 Abr.2015. 
EMPREENDEDORISMO. Acesso em 26 de Abril de 2015. Disponível pelo site: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.ht

EMPREENDEDORISMO – Revista Exame - 5 perguntas antes de investir em um
negócio que está na moda – por Camila Lam . Acesso em 23 de Abril de 2015.
Disponível pelo site: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-perguntas-antes-deinvestir-em-um-negocio-da-moda.

Sebrae. Informações públicas do Web site www.sebrae.com.br (acesso em 24 de Abril de 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.2 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com