TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Currículo Minimo de Artes do RJ

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

1º período – Licenciatura em Teatro

Arte-Educação

O Currículo Mínimo de Arte, proposto pela secretaria de estado de Educação do Rio de Janeiro traz uma referência para o ensino das Artes, contemplando de forma interdisciplinar e contextualizada as diferentes formas do fazer artístico. Nesse contexto, incorpora também os projetos transversais a serem trabalhados na escola, comtempla a inclusão e a formação continuada de professores.

Um dos pontos interessantes do currículo mínimo é que dentro da disciplina Artes, o material contempla as quatro linguagens artísticas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro; mas sua obrigatoriedade se vincula apenas ao da formação do professor, que é bastante válido, já que seria impossível um professor trabalhar eximiamente nas quatro áreas.

Dentro da proposta de teatro há a divisão de temas por séries trabalhadas, e dentro de cada série o conteúdo é dividido bimestralmente em eixos temáticos. Para cada bimestre encontra-se a presença das seguintes habilidades e competências: ‘contextualizar’, ‘apreciar’ e ‘experimentar/fazer’.

Entendemos que pedagogicamente o currículo está bem elaborado e estruturado, porém vemos alguns pontos a serem questionados quanto a sua execução quando se trata a respeito do acesso as manifestações artísticas e culturais. E trazemos os seguintes questionamentos: O aluno da rede pública terá condições financeiras ou suporte para assistir uma peça ou essa apreciação seria apenas através de vídeo, fotos e recursos tecnológicos? A arte reproduzida nos meios digitais tem a mesma função / qualidade da arte vista ao vivo?

Outro exemplo e questionamento que podemos fazer: 7º ano - segundo bimestre elenca:

“Identificar, por meio da apreciação, os principais gêneros teatrais (tragédia grega, teatro jesuítico, Commedia del'Arte, teatro dramático, moderno) e diferentes usos do espaço cênico”

É possível, dentro de um bimestre, considerando o fato de uma aula semanal, conhecer, analisar e identificar diferentes gêneros? Haveria tempo hábil para seguir essa proposta?

Outra observação também em relação à proposta de trabalho é quanto ao ensino médio. A disciplina Artes aparece apenas na segunda série. Nosso questionamento aqui é em relação a importância do ensino de Artes no ensino médio que comtempla apenas uma das séries.

Um ponto positivo é a especial atenção dada a aplicação da lei 11.645/08 ao qual diz respeito à inclusão da História da África e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, é importante a escola estar atenta ao seu papel social deixando os alunos abertos às experimentações, permitindo ao aluno, vivenciar o aprendizado da convivência e no respeito às diferenças, mas acima de tudo com a compreensão da história e cultura, formada a partir de uma construção vivida e necessária para a sua formação cidadã.

Um outro ponto positivo em relação aos conteúdos previstos para serem trabalhados é a respeito da diversidade cultural. No plano de aula em geral, eles preservam muito a questão cultural, desde o 6° ano até ao ensino médio e frisam muito isso nos conteúdos, então se o professor seguir o plano de aula e de todo o conteúdo previsto, o aluno a partir dos conteúdos irá aprender a importância e a diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com