TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVENTÁRIO TURÍSTICO: MUSEU DE ARTE SACRA – ANGRA DOS REIS / RJ

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

INVENTÁRIO TURÍSTICO: MUSEU DE ARTE SACRA – ANGRA DOS REIS / RJ

Nome: Joel Martins Neto

Matricula: 14115100063

INTRODUÇÃO

                O Museu de Arte Sacra da cidade de Angra dos Reis – RJ, localizado no Largo da Lapa, Rua Dr. Bastos s/nº, é um local que apresenta função mista de templo sagrado e espaço cultural. Em visita ao monumento pude observar a riqueza histórica cultural robusta concentrada na pequena capela, que pode ser encontrada. A cidade, famosa pelas suas ilhas e milhares de atrativos paradisíacos, possui também um acervo cultural grande e diversificado, muitos tombados pelas instituições governamentais a fim de conservar e/ou preservar seu valor e estado. O motivo de escolha do Museu de Arte Sacra para inventário turístico pode ser entendido justamente pela existência desta multifunção cultural/religiosa e pela simplicidade presente no local, que não se limita na apresentação de sua riqueza enquanto patrimônio importante para a cidade. Os dados apresentados neste trabalho são quase que totalmente baseados na minha experiência de visita ao museu e através de uma longa entrevista informal com uma funcionária do local, a restauradora de imagens Luciana. Muitas informações foram concedidas por dados do museu através da funcionária, principalmente no livro de registro de visitas. Contudo, algumas informações foram pesquisadas utilizando as referências bibliográficas no final do trabalho e através do aplicativo Google Earth.

VOLUME 1: INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA

ASPECTOS GERAIS

Área

                O Museu possui área construída de aproximadamente 131,20 m². Onde estão localizados: uma sacristia, uma nave (local onde são feitas as exposições, principal e maior cômodo do prédio), um coro, um cômodo reservado ao cofre, uma copa, uma pequena sala de passagem (usada para fins de secretaria), um cômodo de escadaria (de ligação ao coro) e um toalete.

Localização

A localização do museu se dá à rua Dr. Bastos, s/nº, Largo da Lapa – Centro, Angra dos Reis – RJ, CEP: 23900-080. As coordenadas geográficas correspondentes são: 23º 00’35.60’’ S 44º 19’07.50’’ O.

Acesso

                O acesso ao museu é possível quase que exclusivamente a pé. O local não favorece o estacionamento de veículos e os pontos de transporte coletivo ficam a pelo menos 120 metros de distância. Taxis são a melhor opção para se chegar no local exato sem caminhadas. Contudo, a distância do estacionamento mais próximo e dos pontos de ônibus é pequena, e não sustenta por si só um motivo suficiente para desistência da visitação. Em relação à distância e limites com os municípios próximos, o museu fica a, aproximadamente, 56 Km de Mangaratiba, 98 Km de Paraty, 44Km de Lídice e 160 Km do Rio de Janeiro.

Administração pública

                O regimento interno do Museu de Arte Sacra é de responsabilidade da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (CULTUAR), é este o órgão responsável atualmente pelo gerenciamento burocrático e técnico da instituição. A equipe técnica do museu é composta por 6 funcionários, são eles: dois restauradores, Luciana e Fernando; um engenheiro, Jeferson; um vigilante, Jaime, e dois estagiários, Reinaldo e Wesley. A instituição encontra-se atualmente em um processo burocrático para liberação de um decreto de fundação, o que asseguraria o funcionamento do museu com certa independência.

Infraestrutura

                O museu possui câmeras de segurança, alarme e vigilância constante. O acesso inclusivo para pessoas com deficiências físicas como cadeirantes e obesos é inexistente. Por ser uma construção antiga, as escadas de acesso externo são de pedra bruta. A rua de acesso é extremamente estreita e movimentada devido ao comércio alimentício presente. Não há bancos ou assento na área. A iluminação é abundante e no período noturno produzem uma bela imagem na capela. A restauradora Luciana fica responsável pela acolhida e apresentação das exposições do museu aos visitantes. O acervo de itens é composto por 2 mil peças, que são armazenadas na sacristia e no cofre da capela.

                A inexistência de um plano de contingência de sinistro preocupa a equipe técnica de possíveis fatalidades, principalmente pela inexistência de uma reserva técnica para o acervo do museu.

                Embora haja algum tempo sem reforma, a conservação do prédio é boa. É feito limpeza semanalmente, descupinização preventiva periodicamente e vistoria anual. A conservação do acervo de itens do museu é excelente. Além da limpeza feita constantemente, as peças são restauradas caso haja algum dano físico.

Aspectos socioeconômicos

                Como a região ao redor do local é quase que exclusivamente comercial, a classificação do perfil socioeconômico dos poucos moradores é relativa. Contudo, as poucas residências existentes são de propriedade de famílias antigas da cidade, ou próximos, que são de classe média alta e alta.

ASPECTOS TURÍSTICOS

Atrativo

                O atrativo turístico presente é baseado em fatores que refletem a versatilidade da Igreja da Lapa. Um deles é pela motivação religiosa, que atrai a comunidade católica da região principalmente nas datas de festividades das Santas Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte. Outro fator se dá pelo interesse cultural, já que o museu dispõe de um riquíssimo acervo de imagens e itens que representam a cultura popular religiosa existente na cidade desde o século XVIII, o que propõe o fator da motivação histórica, que atrai visitantes a fim de conhecer melhor a história da cidade.

                As exposições do Museu de Arte Sacra duram em média 6 meses, e normalmente não se repetem. As exposições procuram transmitir diversos assuntos que abrangem a cultura e a história da comunidade cristã de Angra desde o surgimento da cidade. Antes da exposição é feita uma rigorosa pesquisa histórica sobre o assunto escolhido e assim são selecionadas as peças, que podem ser também emprestadas das outras igrejas e instituições do município. Durante o mês de agosto a capela pausa a função de museu, e a construção têm suas atividades direcionadas exclusivamente às atividades litúrgicas. Nesse período é celebrado os dias de Nossa Senhora da Lapa (15) e Nossa Senhora da Boa Morte (14), onde o número de visitantes de interesses religiosos aumenta consideravelmente. A instituição também realiza esporadicamente reuniões públicas de debates sobre alguns assuntos condizentes com a temática do museu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (114.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com