TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "OIL LORENZO"

Seminário: Análise do filme "OIL LORENZO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme “O ÓLEO DE LORENZO”

O filme "O Óleo de Lorenzo", é uma produção americana de 1992, baseada em fatos reais. O filme retrata a história de Lorenzo Odone, um garoto com adrenoleucodistrofia (ALD), uma rara doença genética que causa dano à bainha de mielina dos neurônios e pode levar à morte em poucos anos. Pessoas com ALD acumulam altos níveis de ácidos graxos de cadeia longa, devido à ausência da enzima responsável pela sua degradação. O filme relata a forma como esses pais se dedicaram ao estudo da doença do filho, chegando a patrocinar um congresso entre cientistas que poderiam contribuir para o melhor entendimento da doença, na época bem pouco conhecida. (Roteiro adaptado de Maestrelli e Ferrari, 2006).

Após assistir o filme, avalie e responda as seguintes questões:

1. Descreva brevemente a doença apresentada por Lorenzo.

A doença apresentada por Lorenzo é a ALD – Adrenoleucodistrofia. É uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias e que é ligada ao cromossomo X e devido a esse fato é transmitida por mulheres portadoras e afeta fundamentalmente os homens. A ação anormal que causa acúmulo excessivo de ácido graxo de cadeia muito longa que geram a destruição da bainha de mielina, o revestimento dos axônios das células nervosas, afetando assim a transmissão de impulsos nervosos, gerando perda das faculdades normais e da coordenação. E pode levar a morte em poucos anos.

2. Após assistir o filme, você consegue sugerir qual o padrão de herança da doença apresentada por Lorenzo? Justifique sua resposta.

Herança Recessiva Ligada ao Cromossomo X. Mulheres portadoras, os filhos homens são afetados, se a mulher já teve pelo menos um filho afetado têm a probabilidade de 50% de gerar outro filho afetado. A incidência de afetados é alta em homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com