TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Óleo De Lorenzo

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Filme Óleo De Lorenzo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.883 Visualizações

Página 1 de 2

FILME - O ÓLEO DE LORENZO

O filme O óleo de Lorenzo retrata uma situação dramática: os pais de uma criança de apenas 6 anos, são surpreendidos com o diagnóstico de uma doença rara e degenerativa – a adrenoleucodistrofia (conhecida por ALD).

Além do drama sobre doença, o filme aborda um método científico de pesquisa adotado pelos pais de Lorenzo através da busca pela cura da criança que consiste em duvidar, dividir, ordenar e revisar. Também trata de questões ligadas à ética e choque de paradigmas.

Michaela e Augusto Odone não aceitaram a morte do filho como certa falada pelos médicos e obstinados em prolongar a vida do filho, os pais de Lorenzo embarcaram em uma verdadeira jornada científica. Não tinham conhecimento específico, mas por força da necessidade e de um supremo desejo de conhecer sobre a doença, se entregaram de corpo e alma a pesquisa.

O problema era: Como estabilizar os níveis de gordura no sangue de seu filho? Com essa pergunta em mente (objetivo) eles passaram horas e horas em bibliotecas, pesquisam profundamente sobre o assunto. Analisando e questionando os dados encontrados com extremada curiosidade, criatividade, sensibilidade (o que muitas vezes faltou aos médicos). Curioso observar que, devido ao interesse que eles tinham nos resultados da pesquisa, e o desinteresse dos médicos que tratavam do assunto, eles adquiriram mais confiança em suas descobertas do que até mesmo na experiência e nas tentativas de médicos.

Em certo momento foi proposto que Lorenzo contribuísse com um estudo que estava sendo realizado. Ao se tornar objeto de estudo Lorenzo fica exposto em uma sala da faculdade de medicina. O médico o descrever como uma entidade mórbida, o discurso não fala sobre á pessoa, mas sim sobre os sintomas da doença. Através dessa cena devemos refletir. Será que o objetivo de um trabalho científico, mesmo que para o bem da ciência, deve esquecer do ser humano e a sua individualidade? A necessidade de humanizar os médicos e..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com