TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Clássica Greco -Romana

Casos: Arte Clássica Greco -Romana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

Arte clássica Greco -Romana

O Clássico enquanto estilo está baseado em linhas disciplinadas, nas leis matemáticas das proporções assim como na ornamentação da arte e da arquitetura da Grécia e de Roma Antiga, que ressurgiram na época do Renascimento Italiano, desde então se tem repetido várias formas de classicismo, que se caracteriza pela sua fria elegancia, por seu equilíbrio, simetria e sobriedade, por suas formas geométricas e por suas linhas puras assim como os seus detalhes de arquitetura clássica como colunas e pilastras, e outros motivos como coroas de louros ou folhas da acanto e de madresilva. O Clássico enquanto ordem se refere aos cinco estilos da arquitetura clássica, o dórico, o jônico, o coríntio, o toscano e o composto, que apareceram nesta ordem. Se baseia na proporção da decoração de distintos estilos de colunas; não obstante na arquitetura clássica inclusive as proporções das distintas seccões de uma parede poderiam basearse nas de uma coluna. Algumas vezes todo o ciclo do projeto se compara com a sequência do estlo dórico (de linhas simples), seguido pelo jônico (com alguns detalhes decorativos) e finalmente com o coríntio (altamente decorado).

Arquitetura

Construções compostas com a simetria, a escala, a proporcionalidade, a harmonia e são os templos que constituem a principal realização da arquitetura. Eles foram construídos em honra aos deuses e protegiam as esculturas das chuvas e do sol excessivo, possuíam espaço interno pequeno e os cultos eram realizados na parte externa. O mais notável conjunto arquitetônico era o da Acrópole, em Atenas, mandado construir por Péricles. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico da entrada (pronau) e o dos fundos (opistódomo). Alguns templos eram inteiramente sustentado por colunas, enquanto outros tinham colunas apenas na parte da frente. Eram construído sobre uma base de três degraus e sobre eles eram erguidos as colunas e as paredes do núcleo (naos).

As colunas sustentavam um entablamento horizontal construídos segundo os modelos: dórico, jônico e coríntio.

Os telhados feitos com telha de terracota eram inclinados para as laterais, isto resultava um espaço triangular sobre a cornija, chamado frontão,decorado em revelo, esculpiam-se figuras, representavam cenas mitológicas e eram pintadas com cores vivas e variadas.

1. Ordem dórica, Simples e maciça; os fustes das colunas eram grossos; os capitéis eram bem simples; a arquitrave era lisa e sobre ela ficava o friso dividido em retângulos com sulcos verticais pintados ou esculpidos em relevo.

2. Ordem jônica, Sugeria mais leveza e era mais ornamentada; as colunas tinham fustes mais finos e não se firmavam diretamente sobre os degraus (estilóbata), mas sobre uma base decorada; os capitéis eram enfeitados e a arquitrave dividida em três faixas horizontais; o friso decorado ou esculpido em relevo e a cornija podia apresentar trabalhos em esculturas.

3. Ordem coríntia, Surgiu no final do século V e se caract eriza por um capitel ornamento em forma de folhas de acanto.

Cornija: É um ornado que se assenta sobre o friso de uma obra arquitetônica. É uma espécie de moldura.

Friso: É a parte plana do entablamento, entre a cornija e a arquitrave.

Arquitrave: É o remate da coluna, a parte superior de pilastra ou balaústre, geralmente esculturada.

F uste: É a parte principal da coluna. Fica entre o capitel e a base.

Base: É tudo o que serve de apoio, a parte inferior da coluna.

Entablamento: Refere-se ao conjunto formado por arquitrave, friso e cornija.

Acrotério: Elemento presente em algumas colunas, é um pequeno pedestal sem base que suporta vasos, figuras ou outros ornamentos na base inferior das cornijas.

Atlântico: Formas humanas masculinas que substituíram as colunas dóricas.

Cariátides: Formas humanas femininas que substituíram as colunas dóricas.

Ordem Ática: Substituição de colunas de base circular por pilares de base retangular

Pintura

A pintura servia como elemento de decoração da arquitetura realizada nos painéis e nas métopas (espaço entre os enfeites do friso). Porém, destaca-se a pintura realizada nos potes de cerâmica cuja forma de cada um dependia do uso que dele seria feito. Serviam para rituais religiosos e também para armazenar água, vinho e mantimentos. A decoração era feita com figuras geométricas, cenas mitológicas ou cotidianas, mas na medida em que se tornaram cada vez mais belos, transformaram-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com