TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Greco Romana

Dissertações: A Arte Greco Romana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 5

Arte Greco Romana

Os gregos lançaram os alicerces da cultura européia.

A principal função da arquitetura, pintura e escultura de monumentos até aproximadamente o ano 320 a.C. era de caráter público, ocupando-se de assuntos religiosos e dos acontecimentos civis mais importantes, como as competições esportivas. Os cidadãos só utilizavam as artes plásticas na decoração de suas tumbas e as artes decorativas, para a produção de objetos de uso privado.

Arquitetura Grega antiga pode ser dividida em três partes

1. Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2. Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.

3. Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Pintura Grega

Os Pintores Gregos representavam cenas cotidianas como batalhas, religião, mitologias, pintavam em paredes , principalmente de templos e palácios , mas também encontrou uma forma de representar a arte nos vasos de cerâmica,, os vasos eram utilizados para armazenar água vinho e mantimentos , também serviam para rituais religiosos e tornaram-se objetos artísticos, quando apresentavam uma pintura hamoniosa. . Por volta de 530,teve uma grande modificação das cores realizada por Exéquias, o esquema de cores foi invertido as figuras eram deixadas na cor natural do barro cozido (vermelha) e o fundo era pintado de negro.

Escultura Grega

No Período Arcaico

No período Arcaico os Gregos começaram a esculpir, em mármores grande figuras de homens , primeiramente aparece esculturas simétricas em rigorosa posição frontal, co o peso do corpo igualmente distribuído sobre as pernas, esse tipo de estátua é chamado de Kouros ( palavra grega : homem jovem).

Período Clássico

No período clássico passou-se a procurar movimento nas estatuas, para isso se começou a usar o bronze que era mais resistente que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar também nesta época surge o nu feminino.

Período Helenístico

Podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram à representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.

Quando Alexandre foi morto seu império dividiu-se, e foi dato pelos historiadores o nome de helenístico a esta época , o termo foi utilizado para designar a cultura que era semelhante a do antigo império, que foi desenvolvida desde a morte de Alexandre até a conquista de Roma.

Arquitetura Romana

A arquitetura Romana teve uma forte influência da cultura grega. Suas esculturas retratavam uma nova realidade, destaca-se a imponência e a grandiosidade das construções romanas, refletindo as conquista da sociedade, as obras e apresentavam dimensões monumentais.

Os romanos ainda construíram aquedutos que transportavam água limpa até as cidades e também desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazão à água servida e aos dejetos das casas.

As Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com