TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Como Conhecimento - Vida e Obra de Anita Malfatti

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Tarauacá – Acre

2014

[pic 9]

[pic 10]

 

[pic 11]

[pic 12]

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo expor a importância do conhecimento estético na formação da criança no ambiente educativo, de uma forma investigadora, trabalhando com o lúdico, com a história da arte e com a organização didática, também expor de forma tridimensional a obra “O Farol” da artista Anita Malfatti.

 As atividades lúdicas são indispensáveis para a apreensão dos conhecimentos artísticos estéticos, pois possibilita o desenvolvimento da percepção, imaginação, fantasia e dos sentimentos, fazendo com que a criança tenha uma releitura do mundo, aumentando suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas, ajudando na formação do caráter da mesma. A arte e a Ludicidade são de extrema relevância para o desenvolvimento das crianças, pois para as mesmas são encaradas como um jogo ou brincadeira.

  1. DESENVOLVIMENTO

A experiência vivenciada na criação da obra tridimensional “O Farol” da artista Anita Malfatti, foi de grande importância para todo o grupo, pois tivemos a capacidade de criar algo bem parecido com o trabalho da artista, tivemos uma visão da obra parecida com a mesma, vemos a beleza e principalmente os detalhes empregados na pintura, que lembra um lugar calmo, com ventos, com poucos moradores, dar um ar de tranqüilidade, algo distante da realidade de hoje, onde existe muito barulho, trânsito, TVs, música, às vezes o silêncio e algo primordial na vida do ser humano, é preciso um momento de calmaria. Optamos por uma releitura com mais cores e detalhes para ficar mais atrativo. Para a realização da obras, utilizamos sucatas, como por exemplo: jornais velhos, caixinhas de remédios, papelão e papel marche, já para acabamento, utilizamos, tinta, cartolina e algodão.

Durante o processo de criação, procuramos trabalhar unidos, sempre empregados a uma ação conjunta, vimos o quanto uma atividade pode desenvolver nossas competências, foi um momento muito divertido, através da releitura da obra podemos nos aproximar mais e relembrar momentos únicos de nossa infância. O contanto com a produção estética nos proporcionou um olhar mais ampliado com relação à importância da arte na formação do individuo.  Foi aí que vimos à indispensabilidade do conhecimento e do ensino da arte para a educação infantil, não precisamente com a utilização de obras complexas, mas com coisas que agucem a curiosidade das crianças, como texturas, formas, traços, linhas e cores.

Ao realizarmos o trabalho, precisamos de muita concentração em todos os detalhes da obra para resgatar o máximo possível da mesma. Articulando nossa memória, desenvolvendo a criatividade, mesmo tendo em mão uma obra, pois tivemos a oportunidade de refazer juntos uma arte. Da mesma maneira é a criança ao criar ou fazer a releitura de uma obra de arte, onde ela constrói a sua capacidade de compartilhar com os colegas, articula a sua memória, desenvolve a sua competência de organizar os objetos, criando uma grande qualidade que é o compartilhamento, a ajuda de um com o outro e a amizade, assim evitando a exclusão e possivelmente o racismo que muito acontece em todos os locais até mesmo na escola. Portanto, uma atividade como essa contribui e muito para trabalhar com as crianças, ajudando-as no desempenho escolar e também emocional.

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

PROCESSO DE REELEITURA TRIDIMENSIONAL DA OBRA

APRECIAÇÃO DA OBRA “O FAROL”

[pic 18]

[pic 19]

REELEITURA DA OBRA

A formação estética na educação infantil é extremamente necessária para formar cidadãos críticos, para terem uma visão de mundo, conhecer as diversidades culturais, sócio-políticas. A idéia da estética é explorar a capacidade de criação de cada um, fazendo com que desenvolvam o sistema motor, percepção auditiva e visual, memorização, entre outras coisas, e através das atividades lúdicas podemos trabalhar principalmente a inclusão, combatendo o preconceito, e também não esquecendo de que as mesmas estimulam o raciocínio. A arte mexe com os sentimentos e emoções, a mesma desenvolve a expressão facial, gestual e corporal, seja para estímulo da oralidade, descontração e percepção auditiva, instiga a captação de imagens, onde aumenta a capacidade de memorização auditiva e visual, é como se fosse uma explosão de desejos vindos à tona.

Existem várias formas de trabalhar a estética no ambiente escolar, através de brincadeiras educativas, como pintura, desenhos, colagem, dança, teatro, entre outras, com o intuito de quanto mais se usa o “faz de conta”, mais excitada à criança vai ficar, com mais vontade de pensar e ela mesma entrará em um mundo surreal, interligando a realidade e a fantasia, é por isso que as e histórias encantadas, contos, prosas, poesias, devem ser utilizadas em forma de teatro, de cantigas, reescrita, leitura. Todas as propostas artísticas, das diferentes linguagens, teatro, artes visuais, música e dança, têm um aspecto lúdico, portanto, é importante para o desenvolvimento da criança. É necessário que o professor tenha conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e esteja atento às mudanças, conheça as limitações e potencialidade destas, para que as propostas artísticas sejam condizentes com suas faixas etárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (557.1 Kb)   docx (426.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com