TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DA VIDA

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A humanidade passou a ver a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Nunca se viu tanta preocupação em nossa sociedade com a degradação do meio ambiente, o aquecimento global, a água, a coleta de lixo, a reciclagem e principalmente as alterações climáticas. Diante disso, a escola tem papel fundamental de discutir essas ações na sociedade promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais críticos e conscientes e mais competentes para encontrar soluções para os problemas ambientais. O professor deve desenvolver nos alunos, capacidades que lhes permitam compreender a diversidade do planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de conservar o meio ambiente, criando, com eles, alternativas sustentáveis e lúdicas para envolvê-los no meio em que vivem.

2 DESENVOLVIMENTO

A educação ambiental é um processo longo e continuo, pois devemos mudar nossos hábitos e atitudes. Na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade e o amor pelo meio ambiente, fazendo com que ela adote atitudes de respeito e colaboração.

O trabalho inicial será de conscientização através do filme, ”Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta”. Logo após, a ampliação do tema e discussão sobre a questão ambiental de nosso bairro, cidade, planeta, etc...onde os alunos falarão sobre suas vivências em relação ao homem com a natureza, a cerca do lixo e reciclagem. A partir daí farão uma reflexão e criarão alternativas para adotar e posturas que levem a construção de um ambiente saudável, a partir da reciclagem do lixo.

A partir desta etapa, trabalharão sobre os materiais que podem ser reciclados e assistirão ao vídeo, ”O Brincar e o planeta- Professor sa Sá”. Aprenderão sobre: o que é reciclagem? Para que serve? A importância da reciclagem.

O brinquedo e a criança são inseparáveis e este é um objeto que carrega em si uma realidade cultural, uma visão de mundo e de criança. O brincar envolve a linguagem, expressão, desenvolvimento psíquico, social, reflexão, imaginação, sentimento, decisão. No brincar ocorrem trocas, as crianças convivem com suas diferenças. Os brinquedos , neste contesto, serão confeccionados pelos próprios alunos, com o auxilio da professora, fazendo com que primeiramente selecionem o lixo que pode ser reciclado e após, transforme-o em objetos úteis, como brinquedos e jogos.

O maior objetivo é mostrar de onde vem os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos e promover a conscientização dos pequenos cidadãos para a sua responsabilidade quanto ao meio ambiente, e, ao mesmo tempo, o resgate dos brinquedos, jogos e brincadeiras, os quais produzirão seu próprio brinquedo.

A culminância do projeto: A arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com