TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE RENASCIMENTO

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente pela sua perfeição aplicadas em suas obras como, por exemplo ‘’A criação de Adão’’ que iremos ver ao decorrer do desenvolvimento deste trabalho.

Palavras-Chave:Obras, Michelangelo, A criação de Adão.

ABSTRACT

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, better known simply as Michelangelo, was a painter, sculptor, poet and Italian architect, one of the greatest creators of western art history for its perfection applied in his works such as '' The creation of Adam '' we will see the course of the development of this work.

Keywords: Scientific methodology. Abstract. Search.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho relata sobre o escultor, pintor, Michelangelo Buonarroti.As grandes influencias que passaram em seu caminho,e as grandes técnicas usadas em suas magníficas obras em detalhes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICHELANGELO

Michelangelo foi um dos principais pintores e escultores do renascimento italiano, teve grande influencia nos seus contemporâneos e seus ocidentais.

Ele nasceu em seis de março de 1475, aos seis anos ficou órfão de mãe. Seu pai era contra o gosto dele se tornar um pintor, em sua infância chegou até ser espancado pelo pai para que desistisse da ideia de ser um pintor.

2.2 TÉCNICA

As esculturas englobam uma expressão corporal que garante o equilíbrio, revelando uma imagem humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas; e as expressões das figuras, refletem seus sentimentos. Mesmo contrariando a moral cristã da época, a inteligência mergulha livre para fecundar a beleza, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo como forma de valorizar o homem como a medida de todas as coisas. Lorenzo morreu e, após dois anos na residência dos Médici, o artista foi obrigado a voltar para a casa do pai, em 1492. É nesse período que Michelangelo se dedica ao estudo da anatomia humana, dissecando cadáveres na Igreja do Santo Espírito, em Florença. Esses conhecimentos seriam fundamentais para a excelência atingida posteriormente em suas esculturas, que revelavam um conhecimento detalhado de cada músculo do corpo humano. Michelangelo escreveu ainda livros de poesia e foi também um grande arquiteto, tendo projetado, entre outras obras, a impressionante cúpula da Basílica de São Pedro. Admirado por seus conterrâneos e considerado o maior artista de seu tempo, continuou trabalhando até sua morte, aos 89 anos, em Roma. Seu último pedido, já no leito de morte, foi ser enterrado em sua amada Florença. Seu corpo é a exata contrapartida formal da curvatura do corpo de Deus.

2.3 A CRIAÇÃO DE ADÃO

Uma das mais conhecidas passagens das pinturas do teto da Capela Sistina. Deus é ativo, seu corpo tensionado tende em direção a Adão, apontando com a dádiva do espírito. Adão é passivo, está reclinado sobre a terra, sua mão esboça um gesto em direção ao Criador. O formato curvilíneo de seu corpo é a exata contrapartida formal da curvatura do corpo de Deus. A anatomia dos corpos é perfeita, porém exagerada, criando um gigantismo de proporções, típico do artista. A imagem de Deus criada na obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com