TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Na Pré História Brasileira

Artigo: Arte Na Pré História Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  653 Visualizações

A Arte na Pré-história Brasileira

Ao pensarmos no início da história no Brasil, em geral nos vem à mente o ano de 1500, ano da chegada dos portugueses. Mas o território que hoje chamamos Brasil já era habitado por povos indígenas havia milhares de anos. Sabemos deles por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravados em rochas.

Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontrados no Brasil, destacam-se os do sítio arqueológico localizado em São Raimundo Nonato, Piauí, aonde desde 1970 vários pesquisadores vêm trabalhando. Em 1978, foi coletada no local grande quantidade de vestígios arqueológicos. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da região usavam as grutas como abrigo ocasional e foram os autores das obras ali pintadas e gravadas.Este lugar não é, porém, o único local no Brasil onde encontramos exemplos de arte rupestre. Há importantes sítios arqueológicos, por exemplo, em Pedra Pintada no Pará, e em Peruaçu e Lagoa Santa, em Minas Gerais.

As pesquisas sobre antigas culturas que existem no Brasil nos permitem ver que nossa história está ligada à história do mundo. Além disso, reforçam o conhecimento de que nossas raízes se encontram num tempo muito mais remoto do que o ano 1500, tido como o ano que deu início à “história do Brasil”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com