TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Na Pré História Brasileira

Casos: A Arte Na Pré História Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte na Pré História Brasileira

Em nosso território brasileiro encontramos um valioso patrimônio arqueológico e através dele podemos encontrar vestígios de nossos ancestrais.

Em Minas Gerais encontramos o sítio arqueológico de Lapa da Cerca Grande, ele foi tombado pelo instituto do patrimônio histórico e artístico nacional (Iphan).

Nas pinturas feitas em grutas de Lapa da Cerca Grande podemos observar figuras zoomorfas (representações de animais terrestres, peixes e aves), figuras antropomorfas (imagens humana) e as figuras geométricas.

Os sítios arqueológicos são protegidos por lei, por serem considerados patrimônios da União, mas mesmo assim ainda podem ser tombados, por isso devemos reforçar sua preservação.

O Iphan identificou até 2006 que havia cerca de 10 mil sítios arqueológicos, nos quais sete foram tombados.

No ano de 1978, uma missão franco-brasileira coletou num sítio arqueológico localizado no parque nacional da serra da capivara, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, que também fora tombado, uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos. Cientistas concluíram que grupos humanos habitavam na região por volta de 6000 a.C, acredita-se serem eles os autores das pinturas e gravações nas grutas.

As gravuras feitas são classificadas em dois grandes grupos, o naturalista e o geométrico.

As obras naturalistas são figuras humanas sozinhas ou em grupo, e de animais em geral.

Já a obra geométrica contém desenhos em linhas paralelas, círculos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos.

Estudiosos nomearam um possível estilo artístico de Várzea Grande. Este estilo é caracterizado pelo uso em preferencial da cor vermelha e o predomínio dos motivos naturalistas, isto é, as representações das figuras antropomorfas e zoomorfa (com o corpo preenchido e membros desenhados em traços). Pode se notar a frequente presença de cenas em que participam numerosos personagens em várias situações.

Através da pesquisadora Edith Pereira, temos mais informações sobre as origens mais remotas de nossa cultura. Em 1988 ela iniciou uma pesquisa sobre as pinturas e gravuras rupestres da Amazônia brasileira, particularmente uma área onde se concentrava um maior número de figuras rupestres, o Pará.

Essas pesquisas científicas abriram um novo panorama sobre as antigas culturas existidas no Brasil, tanto para a historiografia, quanto para a arte brasileira e através dela enxergamos com mais clareza a nossa história. E também constatamos que nossas origens antecedem os séculos XV e XVI, período onde se iniciou a História do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com