TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte no Egito e na Civilização Egeia

Por:   •  20/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

Arte no Egito

A arte no Egito desde sempre foi muito ligada a vida religiosa, tanto que grande parte de suas obras de artes quando não estavam ligadas diretamente a isso, a vida religiosa, estavam ligadas indiretamente, então sempre teve uma conexão muito grande.

Três tipos de artes egípcias muito conhecidas são: Pintura Egípcia, Escultura Egípcia e Arquitetura Egípcia. A pintura Egípcia costumava retratar a vida dos faraós e dos deuses nas paredes das pirâmides. Até hoje é comum ver esses retratos em fotos de paredes egípcias, tanto que quando procuramos “Egito” na internet, já aparecem imagens de pirâmides pintadas retratando o que citei. Já a escultura Egípcia é mais comum ainda de se ver, pois eles esculpiam imagens dos deuses em formatos gigantes, e todas a esculturas eram de ouro, pois naquele tempo era o material mais utilizado, e isso era uma cultura do Egito então ainda hoje se vê essas esculturas. A arquitetura era, e é de se impressionar. Aqueles templos, palácios, pirâmides, são admiráveis, ainda mais por saber que era tudo feito à mão-de obra pelos escravos, creio que se hoje esses escravos existissem, seriam valorizados como nunca, pois hoje não se vê obras como as que existiam no Egito, nem no próprio Egito, pois as que existem são obras passadas que não há possibilidades de serem renovadas. E através dessas arquiteturas, eles deviam demonstrar a força do faraó e dos deuses, por isso eram tão grandiosas e resistentes.

As principais características que citei acima tem vários aspectos que citarei mais especificamente, como por exemplo a arquitetura, suas principais características são:

• solidez e durabilidade; 
• sentimento de eternidade; e 
• aspecto misterioso e impenetrável. 

As pirâmides eram bem lapidadas e eram construídas por pedras que pesavam toneladas, eles deixavam as portas desta pirâmide voltada para a estrela polar para que o brilho dessa estrela iluminasse a múmia que estava dentro daquela pirâmide.

Os templos mais significativos são: Carnac e Luxor, ambos dedicados ao deus Amon (visto como rei dos deuses e como força criadora de vida.)
Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos. Divididos em três categorias:

• Pirâmide - túmulo real, destinado ao faraó; 
• Mastaba - túmulo para a nobreza; e 
• Hipogeu - túmulo destinado à gente do povo.

As principais características das esculturas Egípcias: Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Eles tinham como missão traduzir na pedra uma ilusão de imortalidade, já que acreditavam que os deuses eram imortais.

Já as principais características da pintura Egípcia são:

• ausência de três dimensões;
• ignorância da profundidade; 
• colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo; e 
• Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

No Egito as pinturas femininas eram pintadas em ocre, e as pinturas masculinas em vermelho, isso quando era a família de maior importância no reino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (745.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com