TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Monumentais Religiosas: Grécia, Egito e Roma.

Por:   •  27/1/2016  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Artes Monumentais Religiosas: Grécia, Egito e Roma.

Desde a antiguidade o homem preocupou-se com o inexplicável da vida, o porquê de existirmos e se a morte seria de fato o fim da vida. Para exaltar o poder de divindades os homens buscaram enaltecer grandiosas construções como forma de mostrar respeito e submissão aos seus superiores deuses.

Podemos destacar símbolos arquitetônicos dessas três civilizações que demonstram de forma abstrata a fé e a necessidade de destacarem um ser supremo como fonte de crença e poderio.

Na Grécia, por exemplo, O Partenon, templo construído no século V antes de Cristo, no alto da Acrópole, em Atenas, em homenagem à deusa Atena, tornou-se símbolo da arquitetura grega clássica. Suas formas permanecem inigualáveis em termos de harmonia, graça e beleza arquitetônicas. Originalmente, a estatuária em mármore dos frontoes, frisos, e paredes, narrava o mito da deusa da inteligência guerreira, observada pelas figuras dos outros deuses.

Em outra nação, exatamente no Egito, houve a exaltação das pirâmides, como símbolos da “casa dos deuses”. As grandes pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos, foram construídas há cerca de 2.700 anos a.C., desde o início do antigo reinado até perto do período ptolomaico. As pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais famosos do mundo. Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos.

Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.

Outro monumento, extremamente grandioso pode ser observado em Roma que depois de 500 anos de existência, expansão territorial galopante e progresso nas mais diversas áreas, o Império Romano deixou apenas um monumento em perfeito estado de conservação. É o Panteão de Agripa, um templo dedicado a todos os deuses romanos. Dedicado ao ato de fé e exaltação suprema.

Esses símbolos religiosos e artísticos demonstram muito mais que poder, mostram a necessidade do homem em manter contato com os “deuses”, em possuir sua própria crença. Cada arte e construção nos deixa vestígios de como o homem se relacionava antigamente, como demonstravam sua fé, cada um em uma época distinta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com