TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades do Coloides

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Gabrielle dos Santos Carvalho                  1 ano química

Trabalho de química                                               Professor: Emilio Galhardo

 

Coloides

  1. Definição

Segundo a IUPAC “O termo refere-se a um estado de subdivisão, implicando que as moléculas ou partículas polimoleculares dispersas em um meio têm, pelo menos, em uma direção uma dimensão aproximadamente entre 1 nm e 1 um, ou que em um sistema as descontinuidades são encontradas em distâncias daquela ordem.”

  1. Propriedades do coloides

As fases dos sistemas coloidais não são visíveis a olho nu, esses sistemas não podem ser filtrados, como também, não se separam por ação da gravidade, ou seja, não decantam. Nos coloides as partículas dispersas estão em movimento constante e irregular pois  colidem com moléculas do fluido, essa locomoção das partículas é chamada de movimento browniano, que faz com que essas partículas não formem um corpo de fundo.

Essas partículas dispersas tem o tamanho próximo ao comprimento de onda da luz visível, dispersando a luz fortemente. Esse fenômeno é chamado efeito de tyndall, ele é utilizado como um dos critérios para que se possa comprovar se a solução é coloidal de fato ou não. O efeito Tyndall é observado nas manhãs de nevoeiro, onde as gotículas de água dispersas no ar formam um coloide transparente que dispersa a luz.

[pic 1][pic 2]

  1. Classificação dos coloides

Os coloides são classificados através do estado físico da substância presente em maior quantidade (dispersante) e a da substancia presente em menor quantidade (disperso).Podendo ser classificados em:

Aerossóis líquidos: o dispersante é um gás e o disperso um líquido. Exemplos: neblina, nuvem e spray. Nesse tipo de coloide o efeito Tyndall é muito perceptível. Aerossóis sólidos: o dispersante é um gás e o disperso um sólido. Exemplos: poeira e fumo.

Espumas líquidas:o dispersante é um líquido e o disperso um gás. Exemplos: chantilly, espuma de cerveja e espuma de barbear. Espumas sólidas: o dispersante é um sólido e disperso um gás. Exemplo: pipocas, esponja, isopor e borracha.

Emulsão líquida: o dispersante e o disperso são líquidos, porém, de diferentes densidades ou polaridades. Exemplos: leite, manteiga, maionese. Emulsão sólida: o dispersante é sólido e o disperso líquido.  Exemplos: queijo, pérola e opala.

Sol líquido: o dispersante é um líquido e disperso um sólido. Exemplos: tintas e pasta de dentes. Sol sólido: o dispersante e o disperso são sólidos, porém possuem características diferentes como densidade ou polaridade.

[pic 3]

 

Coloides no Cotidiano

 

 Os coloides são utilizados  no tratamento de efluentes, removendo poluentes das águas residuais através da floculação, na indústria de tintas,  na indústria alimentar, na produção de mousses , cremes e géis estáveis, no setor de cosméticos, em cremes e pastas de dentes, na indústria dos detergentes, na produção de estabilizantes para o solo e líquidos abrasivos, na indústria farmacêutica em dispersões estáveis para assegurar uma dose uniforme do princípio factivo, como também no setor agrícola, na dispersão eficaz de pesticidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com