TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vicissitudes Da Ideologia Os Ciam E Team X, Critica E Contra Cricica

Pesquisas Acadêmicas: As Vicissitudes Da Ideologia Os Ciam E Team X, Critica E Contra Cricica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 3

De 1928 até meados da década de 1960, os CIAM constituíram o mais importante fórum internacional de debates sobre arquitetura moderna. Os encontros e as publicações dos CIAM firmaram um consenso entre profissionais de todo o mundo a respeito dos problemas essenciais da arquitetura, dando uma especial atenção aos da cidade moderna. Afirmaram, de modo explícito, que a arquitetura estava inevitavelmente sujeita às necessidades mais amplas da política e da economia, e que, longe de estar distante das realidades do mundo industrializado, teria de depender, em termos de seu nível geral de qualidade, não do trabalho artesanal, mas da adoção universal de métodos racionais de produção. Uma produção industrializada que visava baratear o custo e melhorar a qualidade das residencias que fossem construidas.

Os CIAM, além de pregar uma cidade para servir às necessidades que a sociedade moderna empreendia, pregavam a mudança social. Passaram por algumas etapas de desenvolvimento. A primeira , de 1928 a 1933, compreendeu dois congressos que foram voltados, a princípio, para os problemas dos padrões mínimos de vida e, em seguida, para questões da altura ideal e do espaço entre blocos, tendo em vista o uso mais eficiente tanto da terra quanto do material.

O segundo estágio, de 1933 a 1947, foi dominado por Le Corbusier, que alterou a ênfase predominante, fazendo-a incidir sobre o planejamento urbano. Foi o congresso mais abrangente quanto ao ponto de vista urbanístico. O tema foi a Cidade Funcional e dele surgiu a Carta de Atenas que, de modo equivocado, comprometeu os CIAM com um zoneamento funcional rígido da planificação urbana, com cinturões verdes entre as áreas de diferentes funções; um único tipo de moradia em blocos de apartamentos altos e com espaço entre si, sempre que existir a necessidade de alojar uma alta densidade de população. Le Corbusier propunha uma sociedade igualitária que incorporava uma cidade com todas as classes sociais residindo em um mesmo espaço.

No terceiro e último estágio, tentaram transcender a esterilidade abstrata da "cidade funcional", afirmando que o objetivo dos CIAM era trabalhar para a criação de um ambiente físico capaz de satisfazer as necessidades emocionais e materiais do homem. Esse tema foi posteriormente desenvolvido por um grupo inglês, MARS, que optaram pelo tema O coração da cidade, querendo que os edifícios representassem a vida social e comunitária.

A velha guarda dos CIAM não deu nenhum sinal de que era capaz de avaliar realisticamente as complexidades da situação urbana difícil do pós-guerra. Assim, a nova geração foi ficando cada vez mais iludida e inquieta, rompendo, decisivamente em 1953, no CIAM IX, realizado em Aix-en-Provence. Essa geração foi liderada por Alison e Peter Smithson e Aldo Van Eyck, que insatisfeitos com o sentimentalismo sitesco, e o racionalismo da "Cidade Funcional", desafiaram as quatro categorias da Carta de Atenas: Moradia, Trabalho, Lazer e Transporte. Com a vontade de encontrar uma solução mais precisa entre a forma e a necessidade sociopsicológica, surge o tema do CIAM X, realizado em 1956, quando, a partir daí, esse grupo ficou conhecido como Team X.

O Team X criticou o racionalismo logo após a "queda" dos CIAM.

Crítica que não dizia que Le

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com