TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Curso De Artes

Ensaios: Avaliação Curso De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

1-Os espetáculos existem na humanidade:

Escolha uma:

a. Há milhares de anos, como demonstram pinturas rupestres na Espanha relacionadas a rituais de fertilidade envolvendo dança e música.

b. Há alguns séculos, desde que Antonio Vivaldi compôs os quatro concertos “As Quatro Estações” (1723).

c. Há pouco mais de 100 anos, tendo vínculo exclusivo com a Arte Contemporânea.

2-A ampliação do conceito de espetáculo para além da representação do mundo através da Música, das Artes Plásticas, do Cinema, da Dança, do Teatro, dentre outras linguagens tradicionais de entendimento e expressão do mundo, ocorreu:

Escolha uma:

a. No final do século XX, sendo sistematizado por diversos autores, tais como Debord (1997) e Subiarts (1998), que trazem o conceito de espetáculo para mais perto do cotidiano do ser humano, para além do palco formal, mas sem deixar de incluí-lo na abrangência do conceito.

b. Na pré-história, quando os rituais fúnebres, de fertilidade, de evocação de elementos da natureza e de luta pela sobrevivência envolviam dança, música e outras expressões humanas.

c. Na Grécia Antiga, civilização para a qual a natureza era a fonte e o fim de tudo.

d. Nenhuma das alternativas acima.

3-Arte – Cenário – Coreografia – Cinema - Evento Cultural e/ou Artístico - Iluminação Cênica - Música de Câmara – Público – Teatro

Os termos relacionados acima se referem:

Escolha uma:

a. Aos únicos conceitos humanos associados a espetáculos escolares.

b. A diferentes gêneros, formas, mídias e outros componentes dos mais variados espetáculos de Arte e Cultura a que se tem acesso, nas diferentes épocas e sociedades.

c. A conteúdos que não devem ser desenvolvidos no âmbito escolar.

4-Marque a única alternativa em que a afirmação é verdadeira:

Escolha uma:

a. A ideia de “museu” remonta primeiramente às casa das musas, espaços criados na Antiga Grécia para serem destinados ao estudo, sem a interferência do cotidiano externo; e, em segundo lugar, aos gabinetes de curiosidades, salas anexas aos castelos onde integrantes da nobreza européia guardavam suas coleções de objetos de Artes, exibidas apenas para convidados particulares, tais como pessoas da família e amigos.

b. A Arte, como a concebemos hoje no mundo ocidental, não necessita do expectador, pois a intenção de comunicaçãodo autor se efetiva mesmo que ninguém interaja com a obra de arte.

c. A preocupação com uma montagem nas exposições de Artes Visuais que incluísse esculturas e cores diferentes para os fundos onde seriam dispostos quadros de diferentes épocas e estilos data da Grécia Antiga.

5-Leia o parágrafo abaixo e depois marque a única alternativa em que a afirmação é verdadeira:

Grandes projetos de exposições de grande porte vêm se organizando, como Fundações, as quais promovem as diversas Bienais de Arte. Para Fidelis, “exposições são também uma maneira de fazer um espetáculo, ou seja, tem vida própria, para além dos objetos que exibem e para além dos

pressupostos básicos de dar visibilidade à obra.[...] também são poderosos mecanismos para a produção deconhecimento” (FIDELIS, 2005, p.26). As Bienais de Arte são oportunidades para:

Escolha uma:

a. Repensar o papel e o lugar das Artes na sociedade.

b. Ensinar aos jovens e crianças o que é certo e o que é errado no processo de criação artística.

c. Mostrar que só o conhecimento artístico tradicional ocidental produzido até o século XIX é válido, devendo ser usado como único parâmetro para se medir o que é belo e o que não é.

6-Ainda no séc. XX, surge a figura do Curador, especialista cuja função é:

Escolha uma:

a. Pintar e esculpir obras de Arte.

b. Comprar e vender obras de Arte, intermediando este comércio entre o artista e o público que se interesse por adquirir este tipo de bem cultural.

c. Acompanhar as exposições de arte e atender os expectadores que tiverem problemas de saúde.

d. Selecionar, estudar, interpretar as obras de Arte e, a partir delas, estabelecer a organização dos objetos, buscando a melhor forma de comunicação entre obra e expectador, possibilitando uma leitura individual de cada uma delas.

7-O cinema se baseia em:

Escolha uma:

a. Movimento. Mesmo os desenhos pré-históricos já sugeriam movimento, apesar de eles ainda não o produzirem. No fim do século XIX se consegue produzir o movimento através do registro seqüencial de imagens (Thomas Edison, 1890).

b. Trilhas sonoras. No cinema, os sons incidentais e as músicas sempre são mais importantes que as imagens.

c. Imagens estáticas.

d. Receitas.

8-O cinematógrafo é um aparelho movido por manivela, com o qual o filme projetado sem interrupções, em uma tela, pode ser visto por várias pessoas ao mesmo tempo. O cinematógrafo foi criado:

Escolha uma:

a. Por Auguste Rodin (1840-1917), pintor expressionista francês.

b. Pelo artista e cientista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519).

c. Pelos irmãos Luis (1864 -1948) e Auguste (1862 – 1954) Lumiére.

9-Marque a única alternativa em que a afirmação é FALSA:

Escolha uma:

a. Apenas em 1927 o som começou a ser integrado ao filme e, a partir dos anos 30, as projeções ganharam cor. No século XX, tornaram-se digitais. Pode-se dizer que as evoluções tecnológicas não pararam até hoje, e a busca pela imagem perfeita, absolutamente semelhante à realidade, ainda continua.

b. Os Documentários são gravações que exploram conteúdos realísticos, detendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com