TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 13

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Professora Tutora Presencial:

, 2015

INTRODUÇÃO:

        O presente trabalho mostrará um pouco da realidade das artes, nos dias de hoje e de como eram em outros tempos, com o objetivo de refletirmos como educadores. Podendo assim planejarmos aulas críticas, onde os alunos são autônomos, e terão o direito de refletir sobre o que é arte, e de como fazer do seu modo de leitura de mundo, com a intervenção do professor como mediador e que dispõe ao aluno os materiais necessários para suas produções.

Vivências das aulas de artes

1)As aulas de artes eram boas, nos proporcionava pôr em prática a nossa imaginação através de desenhos, pinturas, confecção de máscaras utilizando pratos descartáveis, fantoches, instrumentos musicais confeccionados com sucatas, despertando o interesse e dedicação na realização das atividades.

A professora estava sempre presente na hora da realização das atividades, explicava o modo de como era para realizar as mesmas, emprestava materiais quando algum aluno esquecia-se de levar, para que nenhum aluno ficasse sem fazer o seu trabalho e nos auxiliava quando havia alguma dificuldade.

Nas aulas de artes havia uma interação com os colegas emprestávamos materiais uns para os outros e podíamos conversar e realizar o trabalho em grupos, era bem prazerosa as aulas.

 Por: Juliana Dias do Carmo.

Artes na minha formação

              2)Lembro-me de poucos trabalhos e atividades artísticas no meu ensino escolar, coloríamos desenhos prontos, formas geométricas, alguns recortes de figuras prontas e muitas vezes até as mensagens vinham escrita. Teatros alguns e em datas festivas ou final de ano, músicas didáticas como bom dia coleguinha, as da Xuxa, visitas ao museu, bandeirinhas de São João, algumas dobraduras como avião, sapo, chapéu, barco, as poucas atividades diferentes que fazíamos ainda me lembro.  Mas em compensação tínhamos muitas brincadeiras como pular corda, amarelinhas diversas, brincadeiras folclóricas, e muitos amigos para brincar, o que hoje não tem mais.

Relato de: Elisiane Vieira dos Santos

[pic 3]SA[pic 4][pic 5][pic 6]

Minhas memorias escolares

3)Lembro-me de poucas coisas, mas todas que lembro me trazem boas recordações. A professora levava para a escola folhas coloridas em cores branca rosa e azul com as vogais e consoantes para que colássemos papel crepom fazendo o contorno com bolinhas de papel, a que eu mais gostava era a letra ‘u’ adorava fazer a uva com papel roxo era muito divertido.

Pintava desenhos prontos e recortes ,brincávamos no pátio na educação física de pular corda, gato cego, ciranda cirandinha e a canoa virou, íamos no parquinho onde brincava nos balanço era a hora mais divertida, lembro-me como se fosse hoje sai pregada azul e camisa branca ,era um problema porque não podia sujar  e geralmente os balanços sempre estavam sujos, mas o ventinho batendo no rosto era muito bom, era uma época  tão boa, não tinha tecnologia mas tinha amizade e alegria na hora das brincadeiras .

Por: Cleusa Guedes Vieira

[pic 7]

MINHAS ESPERIÊNCIAS COM AS AULAS DE ARTES

4)Nos anos 80, entrei para escola Onofre Pires quando iniciei no Jardim, pré-escola, e séries iniciais o ensino da educação artística era voltado a reprodução, a cópia fiel do modelo apresentado pelo professor. Por exemplo, se fosse mostrado uma árvore para ser desenhada ou ilustrada ela deveria ser tal qual como estava no modelo original, com folhas verdes e tronco marrom, não era permitido o uso das cores.

Assim, era podado o uso da imaginação, a criação não era valorizada.  Portanto, nos anos 90, a partir da quinta série, estudei na escola Técnica Getúlio Vargas, lá a realidade era diferente tínhamos aulas de turno integral, pela manhã aula normal e á tarde as aulas técnicas de artesanato, pintura, costura, domésticas, agrícola, marcenaria, mecânica, topografia, compra e venda...

Nesta escola aprendi costurar a mão e na máquina (fazíamos roupas de bonecas, bonecas de pano, ursos...), pintar de diversas formas, como: em gesso, pano de prato, em tela..., cozinhar (fazíamos receitas deliciosas), fazer agendas na gráfica, montar textos na topografia manual, fazer quadros e diversas coisas na marcenaria, plantar, colher, comprar, vender...entre muitas outras coisas.

Nas aulas de educação física aprendíamos a jogar vôlei, basquete, handebol, fazíamos ginástica e podíamos andar de patins na quadra.  Posso dizer que tive um ótimo aprendizado nas escolas que frequentei.

                                                                                                 Lisandra Saragoso Marques

Memórias escolares relacionadas as práticas artísticas.

5)O ensino da Arte é um componente curricular obrigatório no ensino, assim como as outras disciplinas. Lembro-me que tínhamos aulas de Educação Artística pelo menos uma vez na semana. A professora sempre nos trazia novas propostas de trabalho, tínhamos um caderno no qual realizávamos as atividades.

A ideia era sempre explorar a criatividade individual de cada um através da pintura, recortes e colagens. Desse modo realizávamos atividades diversificadas como por exemplo a mistura das cores primarias que resultavam as cores secundarias. Desenhos com giz de cera molhado no papel branco ou preto, desenhos nas lixas escuras eram técnicas utilizadas.

Lembro-me também da técnica do pontilhado, onde fazíamos um desenho e com a canetinha cobríamos os desenhos com os pontinhos até colorir todo o desenho. A técnica do mosaico feito com colagem de grãos e mosaicos com papel picado, faziam muito sucesso.

Colagens com fios de lã sobre os desenhos era outra técnica muito utilizada.

O objetivo de todas essas atividades acredito que era explorar a criatividade de cada um, interagir com os materiais e instrumentos que nos eram oferecidos. Observar as relações entre o homem e a realidade de acordo com a curiosidade e interesse de cada um, apreciando assim a arte de um modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (394.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com