TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDO: Jogue e aprenda

Projeto de pesquisa: BRINQUEDO: Jogue e aprenda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

BRINQUEDOTECA :Lugar de Brincar Aprender e Criar

INTRODUÇÃO

A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem, conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e de forma natural e agradável. A brinquedoteca é um espaço privilegiado para a produção de conhecimentos sobre a infância e o desenvolvimento infantil. A brincadeira é um comportamento presente em todas as culturas, cada qual com suas especificidades. Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimentos, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida. A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.

Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem mais prazerosa. Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997,150). É brincando, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.

DESENVOLVIMENTO

Cada cultura possui suas especificidades. Segundo Brougère (1998), cada cultura irá determinar o que serão comportamentos típicos de brincadeira e comportamentos que não serão de brincar. A cultura lúdica compreende esquemas de comportamento que permitem iniciar a brincadeira. Esses esquemas são em geral vagos e imprecisos; no entanto, permitem a organização da brincadeira. Lúdico significa brincar. De acordo com o dicionário Aurélio, lúdico é relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objeto em si mesmo, produzir prazer desde a sua execução, ou seja, divertir o praticante. Como já vimos brinquedoteca é um ambiente preparado para desenvolver atividades lúdicas com o objetivo de estimular a criança ao brincar, pois lá ela tem contato com diferentes tipos de jogos e brincadeiras. É um espaço de diversão e aprendizado. Segundo Borja não se deve confundir Brinquedoteca com creche.

Pensa que a missão da brinquedoteca é ter disponível muitos brinquedos e ensinar o manejo do jogo ou explicar as regras se for necessário, mas a criança deve frequentá-la por vontade própria e pelo prazer de jogar, ou de encontrar amigos para jogar (BORJA apud SANTOS, 1997, 85).

Na Brinquedoteca são desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos pedagógicos (quebra-cabeça, dominó das operações matemáticas, jogo da memória, entre outros), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), brinquedos diversos (carros, bonecas, etc.), leitura de livros infanto-juvenil e didático, teatro de fantoches, e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. As crianças constroem seus brinquedos a partir de um tema proposto pela equipe que compõem a Brinquedoteca, e com o material descartável (sucata) elas produzem carros, ônibus, helicóptero, prédios, semáforos, jogo do tira palito e do puxa palito, bem como porta-retratos, e cartões de natal de E.V.A. Assim além de estimular a criatividade das crianças, as conscientizamos sobre a reutilização de certos materiais para a reciclagem. Brincar é um comportamento e não deve ser entendido apenas como uma resposta a um estímulo, mas como uma relação estabelecida com um contexto social, implicado dentro de um sistema cultural. Ao comportar-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com