TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia ZEZE MOTA

Artigos Científicos: Biografia ZEZE MOTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA DE ZEZE MOTTA

A atriz e cantora Zezé Motta, nome artístico de Maria José Motta,

nasceu em Campos (RJ), em 27 de junho de 1944. Aos dois anos de idade foi morar com a família no Rio de Janeiro. Estudou no Tablado e começou sua carreira como atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Atuou, a seguir, em Fígaro, Fígaro, Arena conta Zumbi, A vida escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato (1969), Orfeu Negro (1972), e Godspell (1974), entre outras. Iniciou sua carreira de cantora em 1971, apresentando-se como crooner das casas noturnas Balacobaco e Telecoteco em São Paulo. Produzida por Guilherme Araújo, apresentou seu show no Museu de Arte Moderna (RJ). Em 1975, gravou, com Gerson Conrad, o LP Gerson Conrad e Zezé Motta. Ainda na década de 1970, lançou os LPs Zezé Motta (1978) e Negritude (1979). Na década de 1980, lançou os discos Dengo (1980), Frágil Força (1985), e, com Paulo Moura, Djalma Correia e Jorge Degas, Quarteto Negro (1987).

Em 1995, gravou o CD Chave dos Segredos. Apresentou-se, representando o Brasil, a convite do Itamaraty, em vários países: Alemanha, Estados Unidos, participou dos filmes A Rainha Diaba, Vai Trabalhar Vagabundo, A força de Xangô, Xica da Silva, filme que a consagrou internacionalmente e pelo qual recebeu vários prêmios. Fez ainda Tudo Bem, Águia na Cabeça, Quilombo, Jubiabá, Anjos da Noite, Sonhos de Menina-moça, Natal da Portela, Prisioneiro do Rio, El Mestiço, Dias Melhores Virão, Tieta, O testamento do Sr. Napumoceno e Orfeu. Na TV atuou nas novelas Corpo a Corpo, Pacto de Sangue, A próxima Vítima e Corpo Dourado e nas minisséries Memorial de Maria Moura e Chiquinha Gonzaga, da Globo, nas novelas Kananga do Japão e Xica da Silva, e na minissérie Mãe-de-santo, na extinta Rede Manchete. Em 2000, lançou o CD Divina Saudade, interpretando o repertório de Elizeth Cardoso, com arranjos e produção musical de Roberto Menescal e Flávio Mendes. Realizou show homônimo pelo Brasil, entre 2000 e 2002. Destacam-se entre seus maiores sucessos como cantora suas gravações: Dores de Amores e Magrelinha, canções de Luiz Melodia, Trocando em Miúdos (Chico Buarque e Francis Hime), Prazer Zezé (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Crioula (Moraes Moreira) e Senhora Liberdade (Wilson Moreira e Nei Lopes). Zezé Motta também é apresentadora de programas, tendo atuado em várias produções da Rede Cultura de Televisão. Depois de dois anos na Record — recentemente, ela fez parte do elenco de Rebelde, Zezé, em 2013, entrou para o elenco da microssérie O Canto Da Sereia, sob direção de Ricardo Waddington. Na trama, exibida pela TV Globo, ele deu vida a personagem a tia Celeste.

Zezé tentou engravidar por muito tempo, mas não conseguiu, e ao longo de sua vida adotou cinco meninas, hoje, adultas: Luciana, Nadine, Sirlene, Carla e Cíntia. Ela criou sozinha as meninas desde que eram bebês. Adotou uma por uma, ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com