TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Folclóricas

Artigos Científicos: Brincadeiras Folclóricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 04

1. Delimitação do Tema ................................................................................. 05

1.1Brincadeiras Folclóricas .......................................................................... 06

2. Público Alvo ............................................................................................... 07

3. Objetivos Gerais ........................................................................................ 07

4. Objetivos Específicos ................................................................................ 07

5. Justificativa ................................................................................................ 09

6. Metodologia ................................................................................................ 10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 13

INTRODUÇÃO

As brincadeiras e brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeos-game, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto.

FARIA JÚNIOR (1996) afirma que:

“jogos populares infantis, parlendas e brinquedos cantados foram sendo perdida (ou transformados) nos últimos cinquenta anos possivelmente como consequência dos processos de urbanização e de industrialização.” (p.59)

Há ainda a se considerar, a questão da atividade e da passividade da criança diante dos brinquedos eletrônicos, que criam a ilusão de que elas é que os manipulam, quando, no entanto são apenas seu receptor ou mesmo seu imitador (OLIVEIRA, 1986).

Não se trata de enfatizar ou promover nostalgicamente os brinquedos e as formas de brincar do passado como “bons” em face dos brinquedos modernos, necessariamente “ruins”, refere-se à questão de que estes têm se tornado como praticamente a única “opção” às crianças modernas (OLIVEIRA, 1986).

A construção de brinquedos e brincadeiras é adequada ao desenvolvimento da criança, pois:

“Quem faz é o próprio corpo, quem pensa é também o corpo. As produções físicas ou intelectuais são, portanto, produções corporais. Produções essas que se dão nas interações do indivíduo com o mundo” (FREIRE 1997, p.134).

O projeto “Resgatando as brincadeiras folclóricas” visa resgatar brincadeiras populares pretendendo com isso estimular o contato com a cultura infantil ancestral, de seus pais ou responsáveis e familiares e promover atividades físicas e artísticas significativas para o desenvolvimento infantil, usando a cultura do nosso povo Brasileiro.

1. Delimitação do Tema

A importância das Brincadeiras Folclóricas na Educação Física e Artística do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental.

Através de uma reflexão sobre a Cultura presente nas aulas de Educação Física e Artística no primeiro ciclo do Ensino fundamental, o presente trabalho objetiva analisar a importância das brincadeiras folclóricas na Educação Básica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise literária. Foi possível verificar que as brincadeiras folclóricas constituem-se em práticas ricas e significativas para os alunos, podendo ser utilizadas com objetivos diversos para o desenvolvimento infantil. Concluímos que essas práticas encontram-se presas a determinada época do ano, não explorando tanto quanto poderia e deveria as vivências corporais que os alunos trazem de casa para a escola.

A Educação Física Escolar pode ajudar grandemente no processo de resgate e perpetuação da cultura, pois, como afirma Daolio (2003, p. S 34) “a própria dinâmica escolar passou a ser considerada como prática cultural”. A partir deste novo enfoque, novos estudos em Educação Física têm buscado alcançar este ideal de contextualização das práticas físicas no meio escolar, de maneira a serem canais para a vivência e transmissão da cultura de cada local, através da prática de atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos.

Como Soler (2003, p. 140) afirma: “Acredito ser necessária uma verdadeira cruzada em favor de um resgate dos jogos da cultura popular, pois eles estão em extinção”. Acreditamos essa ser uma função também dos professores (Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Volume 6, número 3, 2007).

As brincadeiras folclóricas datam desde muito tempo. No ano de 1560, o pintor Flamengo Pieter Brueghel pintou o quadro “Jogos Infantis”, onde podemos encontrar cerca de 80 atividades lúdicas, algumas muito conhecidas por nós, como por exemplo: Cabra-cega, pula-cela, bafo, pião, as cinco marias, cabo de guerra, o chefe mandou, entre outros.

As habilidades motoras, desenvolvidas num contexto de jogo, de brinquedo, de universo da cultura infantil, de acordo com o conhecimento que a criança já possui. Talvez não se tenha atentado para o fato de que jogos, como amarelinha, pegador, cantigas de roda têm exercido, ao longo da história, importante papel no desenvolvimento das crianças (FREIRE, 1997, p. 24).

1.1 Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país.

Além de todas estas brincadeiras antigas também temos no folclore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com