TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO BAUHAUS / CONSTRUTIVISMO RUSSO: PROPOSTA GRÁFICA

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE ARTES E ARQUITETURA

CURSO DE DESIGN

CONCEITO BAUHAUS / CONSTRUTIVISMO RUSSO: PROPOSTA GRÁFICA

CARTAZ VESTIBULAR DE INVERNO 2016 DA UNIVERSIDADE DE

CAXIAS DO SUL

Voltaine Santos de Moraes

CAXIAS DO SUL, 2016

CONCEITO BAUHAUS / CONSTRUTIVISMO RUSSO: PROPOSTA GRÁFICA

CARTAZ VESTIBULAR DE INVERNO 2016 DA UNIVERSIDADE DE

CAXIAS DO SUL

Trabalho        apresentado        para        disciplina        de

História        do        Design,        Curso        de        Design,        da

Universidade de Caxias do Sul. Prof. Silvana

Boone.

CAXIAS DO SUL, 2016

RESUMO

Observa-se que em nosso cotidiano o design está cada vez mais vívido e tem se tornado cada vez mais influente nos caminhos de nossa existência, transformando-se ao longo do tempo um elemento de diferenciação e inovação na sociedade, quebrando padrões e regras em nosso contexto.

Partindo desta perspectiva, foi desenvolvido e apresentado nesta ocasião como alternativa gráfica, um cartaz referente a campanha de seleção do vestibular de inverno da universidade de Caxias do Sul.

Através deste propósito a produção constitui-se de embasamentos por meio de verificações e pesquisas a partir de análises sobre o artista Russo Alexander Rodchenko considerados um dos principais idealizadores e influentes do movimento construtivista russo, presente em uma das maiores escolas de arquitetura e design de todos os tempos, a Bauhaus. Por fim, é apresentado a longo deste estudo detalhes da construção deste projeto de comunicação visual.

Palavras Chaves: Design, Construtivismo Russo,Bauhaus, Rodochenko.

01 INTRODUÇÃO

A proposta de produção gráfica desenvolvida ao longo do período disposto, teve como início a exposição de idéias na sala de aula, a partir de estudos sobre a escola Bauhaus. Foi idealizada a partir de então uma investigação da temática do movimento construtivista russo.

Neste trabalho foi pretendido evidenciar alguns aspectos desta mobilização artística utilizando como referência e parâmetros elementos desta conjuntura para construção de uma singular comunicação visual, contemporânea e diferenciada para fim de divulgação do processo seletivo da universidade de Caxias do Sul.

02 CONSTRUTIVISMO

O movimento em questão teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX. Um singularidade ressaltada da vanguarda russa pré e pós-revolucionária era o fato de contar, entre seus membros, com uma proporção de mulheres artistas bem maior do que qualquer outro movimento de vanguarda. Estética e teoricamente, o construtivismo encontra origens no cubismo de Picasso e no suprematismo de malevich. E são consideradas manifestações influenciadas pelo construtivismo, o de Stijl, a Bauhaus o suprematismo, assim como parte da Vanguarda russa. O Construtivismo inspirou movimentos artísticos pela Europa e permanecem influenciado muitos em nossa visa até hoje.

03 BAUHAUS

A que mais contribuiu para a forma como foi entendido e produzido design no século passado foi a Bauhaus. Sendo considerada berço do design moderno, a Bauhaus teve como proposta inicial elevar o artesanato à um nível equiparado ao das belas artes e uma integração maior de técnicas e habilidades por parte dos mesmos. Esteticamente falando, ela pretendia acabar com a divisão entre as belas artes e as artes aplicadas. Em relação ao ensino, separava a técnica (que podia ser ensinada) da invenção criativa (que não podia). A escola exaltava o desenvolvimento de edificações racionais e funcionalistas, com máximo aproveitamento do espaço,

tempo e recursos, sendo assim, multiplicável. Assim como as VKhUTEMAS, a base da Bauhaus eram os laboratórios, nos quais protótipos ou produtos passíveis de produção em massa eram desenvolvidos e perfeiçoados.

04 A BAHAUS E O CONSTRUTIVISMO

Estes dois conceitos encontram em corrente de propagação por uma transformação do ambiente humano, afetando assim, a vida social das pessoas, sempre por uma visão funcionalista geral.

05 REFERÊNCIA: (ALEXANDER RODOCHENKO)

Como principal referência para a elaboração do trabalho Alexander Rodechenko (Designer Gráfico, Escultor, Pintor e Fotografo) foi considerado um dos principais nomes do movimento construtivista. Seu exercício destacava-se pelo dinamismo e pela energia, seus trabalhos carregavam uma estética visual com teor revolucionário soviético, composto por blocos tipográficos, fios em negrito e contraste de cores. Frequentemente arranjados com uma forte ênfase diagonal com uso de produtos e figuras cortadas em ângulos agudos, começando influenciar fortemente a bases do movimento Bauhaus.

06 ESCOPO DO PROJETO

  1. Inicio de estudo em sala de aula;
  1. Ideia de comunicação visual através do conceito Construtivismo Russo presente na escola Bauhaus;
  1. Combinações diferenciadas de Imagem e texto;
  1. Exploração de comunicação dos elementos gráficos;
  1. Experimentação de cores;
  1. Tipografia adequada com contexto;
  1. Foto;
  1. Fotomontagem;
  1. Finalização.

07 CARTAZ: VESTIBULAR DE INVERNO UCS 2016 – CONHECIMENTO ILUMINA

[pic 2]

08 CONSTRUÇÃO DO CARTAZ

8.1 CORES

Para o desenvolvimento do pretendido trabalho (o cartaz) campanha: vestibular de inverno UCS 2016 no primeiro momento foi aplicado cores primarias como por exemplo a cor azul em diferentes tons, com a concepção de transmitir a sensação de tranquilidade ao observador no primeiro instante (Estudante) na qual este convive com pressão sobre qual curso e instituição matricular-se, da mesma forma utilizado para reproduzir a sensação da estação ao qual o vestibular será efetivado. Também outra cor que pode-se destacar neste projeto seria a cor vermelha presente na ideia do construtivismo russo como pode ser observervada ao longo dos trabalhos desenvolvido pelo artista Alexander Rodchenko.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com