TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE PLANEAMENTO, PLANO E PROJETO

Tese: PROPOSTAS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE PLANEAMENTO, PLANO E PROJETO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

R: É um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar com estratégias para conseguir o que se propõe, organizar os meios pelos quais se quer conseguir o o objetivo.

A escola tem papel fundamental na formação e no desenvolvimento do aluno, é por isso que o planejamento possibilita a organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula.

Os passos a serem seguidos são os seguinte:

a) fazer o diagnóstico, que é a visão geral da situação

b) Elaborar o projeto, que faz a reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento

-determinar os obejetivos

-determinar as metas

-definir a metodologia ou estratégias

-indicar os recursos e os meios

-descrever como será avaliado

c) Executar o projeto

d) Avaliar o projeto

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

R: Planejamento é o processo de busca e qualificação entre meios e fins, entre recursos e objetivos de propostas visando ao melhor funcionamento da instituição de ensino,

O Projeto também é um documento produto do planejamento, porque nele são registradosas decisões mais concretas de proposta para o futuro.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

R: Quando constatado o problema, foram definidos as necessidades,faz-se uma analise da realidade, dai pode se intervir nela para fazer as mudanças necessárias, ao elaborar o projeto, a primeira coisa a fazer é definir claramente o que eu quero mudar, ou seja estabelecer os objetivos. Estes vão indicar o que será feito para suprir as necessidade da escola, nele deve conter:

a) justificativa

b) objetivos

c) objetivos gerais

d) objetivos detalhados

e) estratégias ou metodologia

f) recursos

g) avaliação

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R: O apoio deve ser coletivo, os funcionários podem trazer ideias importantes, visões diferentes, uma escola não funciona só ela precisa ter uma equipe que pense e aja da mesma forma.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

R: A finalidade do projeto e de fazer, de realizar, de estar a frente para o futuro, sua finalidade e a busca na melhoria da qualidade do ensino.

O Projeto deve conter:

- justificativa: contém a fundamentação teórica e a importância do projeto em função dos problemas apontados no diagnóstico,

- objetivos: são os resultados que se pretende alcançar em determinado tempo previsto no plano do projeto.

- objetivo geral : é a expressão a intenção principal, o resultado final do projeto.

- objetivos detalhados: são os resultado que se espera alcançar por meio das ações concretas com vistas ao objetivo geral.

Meta:são o desdobramento dos objetivos detalhados.

- estratégias ou metodologias, indica o que, com, que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as metas previstas.

- recurso: os recursos são especificados;

Recurso humano,físico, materiais, financeiros, é preciso pensar, quais são, quantos são, necessários, de onde vem, onde serão aplicados e quando e como serão aplicados.

- avaliação do projeto: é pensando e detalhando os procedimentos e as ferramentas de como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado, se valeu o esforço e os gastos para conseguir o que se conseguiu, se não poderia ter sido feito ainda melhor.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R: A avaliação pode ser por forma de questionário ou por monitoramento, para saber se alcançou o objetivo ou será preciso melhorar, para poder atender os objetivos.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

R: O Planejamento educacional e muito abrangente amplo geral no âmbito do desenvolvimento do pais prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação o Planejamento de Currículo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com