TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo E A Aprendizagem De Conceitos Científicos

Casos: Construtivismo E A Aprendizagem De Conceitos Científicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

Conforme atividade sobre construtivismo e aprendizagem referente aos vídeos da disciplina transcreve uma série de paradigmas que serviram de base para o estudo dos diferentes pesquisadores Vigotsky e Piaget.

Todavia, creio que tais conhecimentos dos diferentes pesquisadores, serão modificados com o passar do tempo. Paralelamente podemos citar alguns paradigmas que surgiram com a evolução humana, as teorias da “ABIOGÊNESE” e da “BIOGÊNESE”. Na primeira existia uma comissão de pesquisadores que defendia a hipótese de que para surgir a vida apartir da matéria inanimada. Já na segunda hipótese, pesquisadores diziam que era necessário “vida” para surgir outra “vida”, isto é, a vida surgiria apenas na interação de um ser vivo com o outro.

Creio que o estudo dos pesquisadores acima citados não passa disso, porém o tema neste caso é: concepção ambientalista, inativista e interacionista. No ambientalista o meio interage com o ser vivo para lhe proporcionar meios de conhecimentos específicos; Para a concepção inativista o ser nasce com o “saber” lhes proporcionado por uma graça divina; E na concepção interacionista ocorre a influência do ambientalista com o inativista.

Em outras palavras para Vigotsky, o ser humano depende de uma progressão de fatores que vai desenvolvendo a cada etapa da vida. Com isso sua linha de inteligência ou seja psicomotora, se desenvolverá conforme a idade irá avançando.

Para Piaget o ser humano desenvolve uma série de avanços a partir de erros, que na sequência será corrigido, visando que a interação com outras pessoas é definitivamente importante.

Através dos tempos os paradigmas começam a mudar até que essas teorias descritas anteriormente, se desdobrem cada vez mais determinadas a seguir: concepção humanista tradicional, concepção humanista moderna, concepção analítica e concepção dialética.

Ainda segundo Luckesi essas teorias se modificam em outras subjunções: educação como redenção da sociedade, educação como reprodução da sociedade e educação como transformação da sociedade.

Sendo assim, todo o paradigma que se estabeleceu com estudos dos primeiros filósofos e pesquisadores Piaget e Vigotsky esta mudando demasiadamente com o passar dos tempos. A essência sobre concepção permanecerá para sempre como um núcleo imutável, mas suas teorias se modificaram e se desmembraram com novas perspectivas, a partir de novos pontos de vista, que apareceram com novos pesquisadores.

Dito isso, pode-se conceituar o conhecimento científico como um grupo que faz valido um conhecer específico que se dá por um seguimento da sua realidade que é oriunda de sua cultura, técnicas, bem como seu contexto histórico. Contudo tal conhecimento é antecedido do senso comum, ou seja, a aprendizagem muitas vezes se dá pelo senso comum para posteriori haver uma comprovação científica em que pode comprovar a veracidade do mesmo ou descarta-la.

Assim o conhecimento se da melhor quando há o conhecimento do sujeito, pois o mesmo nasce com todo “aparato” para desenvolver as suas habilidades, porem é necessário o convívio humano social para que o conhecimento se de com maior sucesso, obedecendo as instancias da aprendizagem, tais como: Realidade, Ciência Cultura, e sujeito, assim como o sujeito de aprendizado; que se constitui por corpo, organismo, inteligência e desejo. No entanto Piaget afirmava que não se podia determinar o conhecimento pois esta é o resultado de uma construção efetiva e continua. Já Vygostky defendia a interação social, pois através desta interação resultaria o desenvolvimento do indivíduo enfatizando a função linguística.

Portanto a aprendizagem se dá através das interações sociais, porem o que não se previa, era que na realidade atual, o conhecimento estaria mais rápido que o próprio ensino, isto é, as interações sociais estão muito maiores, pois o que antes era aprendizado empírico se baseava no senso comum que, por conseguinte se fundamentava ou não ao contexto escolar, onde se trabalhava o conteúdo científico a fim de disseminar o aprendizado para o individuo. Mas temos que indagar o que mudou da realidade anterior para está? Pois a resposta é muito simples, com isso é possível devido ao grande crescimento da tecnologia que nos possibilita interagir muito mais com o meio, bem como com as pessoas como, por exemplo, ocorre na internet.

Conforme apontado anteriormente, o mundo tecnológico está mudando varias coisas, e com a educação não é diferente, pois convém ressaltar que há muitos conceitos que norteiam as teorias educacionais, tais como:

· Pedagogia tradicional que se dava de modo direto enfatizando o conteúdo onde o professor fala e o aluno escuta desenvolvendo assim o aprender.

Pedagogia nova escola onde se dá através praticas não diretivas, ou seja, o lema é aprender a aprender tendo como centro o aluno.

· Pedagogia tecnicista que enfatiza os sistemas de ensino que por sua vez é trabalhado de forma mecânica sendo fragmentado, tal ensino é baseado em desenvolver a pratica de aprender a fazer.

Pedagogia construtivista onde há a interação entre o individuo e o objeto onde se trabalha a construção de ideias onde o foco principal é a relação entre professor e aluno em que ambos tendem a aprender sendo essas calcadas nas teorias piagetianas.

Para tanto, fica mais fácil entender as diversas mudanças e avanços em que podemos contemplar nos dias atuais, e dentre todas as pedagogias anteriormente citadas, a mais correta a ser trabalhada no âmbito do ensino é a Pedagogia Construtivista, visto que esta desenvolve a construção dos saberes, isto é, o saber do aluno vem a somar com a do professor a fim de aprender e criar novos conceitos, uma vez que o aluno que está em um mundo globalizado e de muitas tecnologias que os rodeia não é um ser alienado de conhecimento, pois o mesmo não interage somente no contexto escolar, mas muito assiduamente fora dele também.

Dito de outra forma, há diversas concepções epistemológica que contemplam a aprendizagem, logo, a epistemologia trata de como é concebido processo do conhecimento, focando na pratica escolar que em tempos está ligado aos alunos e em outro no professor sendo dividido em o empirismo, apriorismo, construtivismo, pós-construtivismo, tais formas são contextualizadas como:

· Empirismo: O aluno recebe o conhecimento, sendo essa mecanizada em que o aluno aprende e o professor transmite a lição.

· Apriorismo: o conhecimento já vem junto ao sujeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com