TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e definições do Construtivismo segundo Piaget

Por:   •  7/4/2015  •  Dissertação  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

 Conceitos e definições do Construtivismo segundo Piaget

Adaptação: O individuo está sempre interagindo com o ambiente, quando interage ocorre mudanças que denomina adaptação. Segundo Piaget adaptação é um processo que ocasiona mudança continua decorrente da sua interação com ambiente.

Assimilação: É a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do individuo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores. Na visão de Piaget é quando uma criança com idade de quatro aos seis anos começa a pegar o objeto que vê diante de si, ela aplica a ação de pega-los e colocar na boca, aperta e balança, ela está tentando assimilar o objeto.

Acomodação: É a organização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do individuo para ajusta-los as novas experiências. Acomodação é quando por volta do primeiro ano de vida, ela ver o objeto fará tentativas de pega-los, depois de muito esforço e erros ela trará o objeto para perto de si, isso é acomodação, ela organiza seus esquemas anteriores para uma nova ação se ajustando a situação.

Equilibração: Quando o individuo se depara com uma situação desafiadora, um problema ou dificuldade, e sua mente e seus esquemas mentais não são capaz de resolvê-los e acaba ocorrendo um desiquilíbrio, uma perturbação na sua estrutura mental.

A inteligência: Desempenha função adaptativa através dela, ele coleta informações, se reorganiza, compreende melhor a realidade em que vive e como agir, transformando-o.

A aprendizagem: É a imobilização dos esquemas mentais do individuo, que leva a participar ativa e efetivamente da ação adaptar-se ao meio assimilação, quer pela acomodação. A aprendizagem é assimilação de dados novos aos esquemas mentais, ele se reorganiza ou reestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com