TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ceramica

Exames: Ceramica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 - Paper – comunicação científica

A comunicação científica define-se como a informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões, academias, sociedades científicas. Em tais encontros, os trabalhos realizados são expostos em tempo reduzido. A finalidade do paper tipo comunicação científica é fazer conhecida a descoberta e os resultados alcançados com a pesquisa, podendo fazer parte de anais.

Em geral, as comunicações científicas não permitem a reprodução total da experiência realizada e levam em consideração os seguintes elementos: finalidade, informações, estrutura, linguagem e abordagem.

A estrutura da comunicação científica (paper), para apresentação oral, engloba: -introdução: formulação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, delimitação do problema, abordagem e exposição exata da idéia central;

-desenvolvimento: inclui exposição detalhada do que se disse na introdução e fundamentação lógica das idéias apresentadas; -conclusão: busca uma síntese dos resultados da pesquisa. A estrutura da comunicação científica escrita, para Medeiros (1997, p. 180), com as adaptações que se fazem necessárias, pode ser esta: a) capa; b) folha de rosto: que engloba o nome do congresso (ou evento), local do evento, data, título do trabalho, nome do autor, credenciais do autor; c) resumo: síntese do trabalho. Pode aparecer entre o título e o texto, ou ao final do trabalho; d) conteúdo: introdução, desenvolvimento, conclusão (Conforme a apresentação oral); e) referências.

1.2 - Position paper

A realidade e a educação moderna não podem aceitar mais aquele aluno que simplesmente decora textos para tirar notas boas e que simplesmente reúne um amontoado de idéias de outros autores.

Pelo contrário, hoje, exige-se que um aluno saiba ler e interpretar, mas que, sobretudo, também questione e se posicione diante da realidade e do que é dito e apresente suas próprias idéias. Isso é sinal de maturidade intelectual.

É nessa linha de raciocínio que se situa o position paper. Através dele, o educando desenvolve sua capacidade de reflexão e criatividade diante do que está escrito (livro, artigo, revista, jornal, etc.), diante do que é apresentado (palestra, congresso, seminário, curso, etc.) e também diante do que pode ser observado numa realidade (empresa, projeto, entidade, viagem de estudos, etc.).

É bom acentuar que não se trata de um relatório ou resumo. É uma reflexão original, em que o educando deixa de ser um receptor passivo e passa a ser um sujeito crítico e ativo na construção de novos conhecimentos.

Como a própria palavra pressupõe, o position paper é uma “posição”, do próprio autor, mas é também o posicionamento de outros autores sobre o assunto. Por isso, este tipo de trabalho exige uma revisão bibliográfica, ou seja, a pesquisa de estudos já efetuados por outros autores. A estrutura do position paper pode ser assim disposta: a) capa; b) folha de rosto; c) sumário; d) introdução: objetivo, delimitação, metodologia; e) revisão bibliográfica: sobre o assunto (no mínimo dois outros autores); f) reflexão e posicionamento: do autor sobre o assunto; g) conclusão; h) referências.

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com