TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidades Para Um Pequeno Planeta

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Cidades para um pequeno planeta Richard Rogers

Caracterização dos conceitos:

  • Cidade sustentável
  • Arquitetura sustentável

O presente trabalho traduz uma reflexão sobre os fundamentos do livro Cidades para um Pequeno Planeta de Richard Rogers, com o objetivo de entendimento mais profundo sobre a sustentabilidade das cidades de modo geral.

Cidade sustentável

Entre 1950-1990 houve um aumento muito grande da população, que hoje consome três quartos de toda energia do mundo e causam três quartos da poluição global, as cidades se tornam parasitas drenando o mundo para seu sustento e energia - consumidores e causadores da poluição.

Com o aumento da urbanização o volume dos recursos consumidos e da poluição passa a ter um acréscimo enorme, causando também uma desigualdade social, pois metade dessas pessoas são habitantes de favelas onde não possui nenhuma infraestrutura.

O texto traz a cidade do México por exemplo como a cidade mais poluída do mundo, com uma quantidade de carro e pessoas enorme devido a uma grande expansão ocorrida depois de 1900. As cidades deveriam ter a capacidade de crescer em números de habitantes e se manter sustentáveis, além de abrir o pensamento dos indivíduos sobre a limitação dos recursos naturais. A cidade é um complexo de relações em vários níveis, sejam eles sociais, políticos, ambientais entre outros, e quando a mesma se mantém autossustentável é sinônimo de qualidade de vida para as atuais e futuras gerações. As cidades densas foram um dos grandes problemas durante o século XX decorrente dos muito impactos negativos causados pela fermentação das cidades que não tinham preparação para tal acontecimento, hoje em dia esse termo pode ser aplicado juntamente com a utilização das tantas tecnologias de preservação que surgiram, assim as mesmas podem ser de grande utilidade com grande aumento na sua eficiência energética, com um baixo consumo dos recursos, menor nível de poluição e dessa forma as cidades não iriam invadir a zona rural.

Contudo o zoneamento deve o zoneamento, a valorização da vida urbana, pequenos agrupamentos com vários grupos para reduzir a complexidade dos espaços; um planejamento urbano holístico e abrangente.

Deve haver uma recuperação da estrutura urbana, um sistema pensado, abrangente, para a recuperação do sentido de comunidade, melhorando a infraestrutura; assim sendo uma nova forma de organização de vida.

Arquitetura Sustentável

O texto inicia falando da necessidade do homem por abrigo

E com o passar do tempo ele expressa seus pensamentos e habilidades, porém com a revolução industrial o pensamento passa a ser direcionado para o lucro, menor prazo/maior lucro e esse olhar acaba atrapalhando a busca por uma arquitetura sustentável. A industrialização se aprimorou da arquitetura e começou a fabricar em grande proporção o que deveria ser avaliado com cautela, sendo assim os arquitetos passam a ser contratados por serem barateiros, porem os edifícios não se tratam de simples mercadorias é o plano de fundo das cidades, nisso as pessoas querem isso dos arquitetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com