TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário do texto “Chaos and Geometric Order in Architecture and Design” por Pavel Rubinowicz

Por:   •  12/12/2018  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Comentário do texto “Chaos and Geometric Order in Architecture and Design” por Pavel Rubinowicz

Guilherme Mendes nº20181165 1ºC Arquitetura

Pavel começa por introduzir dois conceitos: Caos e Ordem Geométrica. Ordem geométrica definida por formas matemáticas perfeitas e relações perfeitas. Caos por outro lado é definido por formas e relações complexas, difíceis de descrever com matemática simples. A teoria do caos é o conceito introduzido a seguir, defende que o caos é um fenómeno determinista. Assim fenómenos bastante complexos podem ser definidos através de simples fórmulas matemáticas. Concluindo que o caos e ordem geométrica estão fortemente relacionados.

A ordem geométrica é presente na arquitetura desde os tempos mais clássicos, no entanto uma arquitetura caótica tem também existido em paralelo. Tomando o exemplo de uma cidade, acumulação cria diversidade e complexidade, Não uma consequência de uma cuidadosa planificação mas sim de liberdade transformativa. Significa que caos e ordem geométrica são de igual valor para a arquitetura ambos evocando diferentes faces da arquitetura. Logo um objeto arquitetónico tem de ter o equilíbrio entre a ordem geométrica e o caos.

Na arquitetura típica, são apenas tomadas em consideração as três dimensões não considerando a quarta, o tempo. Maior parte do arquitetos nem sequer possuem as ferramentas necessárias para trabalhar a conceitos complexos e caóticos. A partir da teoria matemática “celular autómata”. Esta teoria e a arquitetura partilham semelhanças visíveis, como demostra os exemplos mostrados pelo autor. No caso de celular autómata, as limitações das ferramentas usadas pelos arquitetos deixam de existir. As etapas sucessivas do autômato pode simular processos arquitetónicos. Estruturas geradas por celular autómata podem ser absolutamente complexas e caóticas. 

Concluindo o autor propõem que o caos e a ordem geométrica são elementos básicos no que consta à criação do objeto arquitetónico.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com