TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Linguagem Portfólio

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

EULLER CHAGAS DOS SANTOS

 8066422

PARÁFRASE

Trabalho apresentado para a disciplina de Comunicação e Linguagem, sob a orientação da Profª Amanda Cristina Martins Raiz, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2018

Texto B

Os efeitos da comunicação oral e escrita na vida das pessoas

A comunicação é uma capacidade muito importante para o indivíduo se relacionar com o meio social em que vive, sendo de muito valor para as empresas. Já que procuram em um profissional, uma boa formação acadêmica, experiência e que saiba se comunicar bem, independente do local e para qualquer público que encontre. Comunicar-se bem colabora tanto para o âmbito profissional quanto para o desenvolvimento pessoal.

Além do mais, é desenvolver e propagar ideias através de palavras ou com o mecanismo da escrita, para que quem receba a mensagem possa interpretá-la. Desta forma o receptor poderá entender ou não a mensagem expressa de forma oral ou escrita pelo emissor, este deverá se preocupar em redigi-la na variedade linguística adequada para que haja a decodificação do texto transmitido, e ocorra comunicação.

Saber se comunicar com os mais variados públicos, família, amigos e trabalho, é muito importante. Por exemplo, nas empresas, a apresentação de um produto ou projeto tem que ser o mais claro e objetivo possível, para que as pessoas não se cansem e continuem prestando atenção na fala do locutor.

Sendo assim, ao dizer algo sobre algum assunto, basta falar apenas as informações necessárias para expressar as ideias, desta forma, o conteúdo da mensagem será assimilado pelos ouvintes. Da mesma forma, deve se ter cuidado quando for escrever sobre uma determinada temática, evitando utilizar informações desnecessárias sobre o assunto, preocupando se com a coerência para não se desviar do foco principal.

Quando se conhece muito bem sobre o assunto que pretende transmitir, o fluxo de informações, do escritor para os leitores, é facilitado.

REFERÊNCIAS

ZAPRONEO, Silvana; ALEIXO, Felipe. Língua portuguesa. Batatais, SP: Claretiano, 2013. 208 p.

LEITE, M. A. Vídeo aula 06: paráfrase e retextualização. 7'03''. Disponível em: . Acesso: 20 de setembro de 2018

LEITE, M. A. Vídeo aula 07: paráfrase - como fazer. 5'31''. Disponível em: .  Acesso: 20 de setembro 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com