TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de orçamento e seu valor para a organização

Seminário: Conceito de orçamento e seu valor para a organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

Com este trabalho pretendemos aprofundar os estudos em relação ao conteúdo do semestre. Dessa forma procurando entender o diagnóstico organizacional de uma empresa e alguns pontos fundamentais relacionados à administração e ao orçamento empresarial.

Afinal, no mundo dos negócios, as técnicas gerenciais ficam cada vez mais complexas. Essa complexidade tem origem, em parte, na sofisticação das relações comerciais, na natureza e nas inovações que são incorporadas aos produtos e serviços, nos novos processos de manufatura e de prestação de serviços, nas exigências dos clientes e em contingências econômicas e políticas.

Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades.

2 DESENVOLVIMENTO

1. Conceito de Orçamento e sua importância para a Organização

Conceito de Orçamento

Em contabilidade e finanças o orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros.

O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. A administração de qualquer entidade deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial. Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão.

O papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado às funções administrativas. As inúmeras definições de “administração” de uma entidade podem ser resumidas em três funções básicas:

• Planejamento;

• Organização; e

• Controle.

No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o desempenho da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e controlados.

As vantagens do Orçamento para a Organização

O Orçamento deve ser a principal ferramenta para a organização financeira de uma determinas Organização. Abaixo listarei algumas das principais vantagens de se ter um bom Orçamento nas Organizações:

- Permite monitorar sua situação financeira;

- Ajuda a criar um quadro visual de gastos;

- Faz com que você evite os gastos por impulso;

- Auxilia na decisão quanto ao que pode ou não gastar

- Possibilita que saiba exatamente como gastar o seu dinheiro

- Apoia a criação de um plano de poupança e investimento

- Ajuda a decidir sobre como é possível se proteger contra as consequências financeiras de eventos imprevistos.

Principais tipos de orçamentos

Orçamento de Produção

O orçamento de produção é para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização. Com este orçamento a empresa estabelece políticas de níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoque.

Orçamento de Mão-de-Obra Direta

O orçamento de mão-de-obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de mão-de-obra direta, determinando o número de empregados exigidos bem como a estimativa do custo unitário de cada produto.

Orçamento de Vendas

A finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing.

Características do orçamento de vendas:

• É um plano de vendas futuras para um determinado período de tempo;

• Análise dos fatores internos e externos;

• A estratégia empresarial referente às vendas só pode ser desenvolvida com base no conhecimento das limitações externas e internas;

• A avaliação dos fatores internos e externos permite determinar as diretrizes empresariais. As decisões sobre aumento de preços, diversificação dos produtos, novos métodos de venda, programas promocionais, etc.

Orçamento de Despesas Administrativas

O Orçamento de Despesas Administrativas tem a finalidade de determinar os recursos que serão despendidos com a gestão da empresa. Para exemplificar, consideramos a Companhia Industrial Nacional que tem em sua estrutura administrativa os seguintes departamentos:

• Administração

• Contabilidade

• Pessoal

• Tesouraria

A responsabilidade pela preparação desses orçamentos cabe aos responsáveis e a sua aprovação ao diretor administrativo. Os responsáveis recebem do setor de orçamento os dados históricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com