TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções Filosoficas

Casos: Concepções Filosoficas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)

Partindo do pensamento de Piaget, percebemos que as instituiçoes escolares atual estão muito longe de se tornar o que ele propôs. Varios são os fatores que fazem com estas instituições não atinjam seus objetivos. As instituições precisam levar em consideração fatores como o publico alvo, a localidade e a cultura de seus educandos, pois é respeitando essas pecularidades que conseguirão desenvolver um ensino de qualidade. A educação popular derivada da pedagogia proposta por Paulo Freire define como a educação feita com o povo e para o povo, respeitando e interagindo com sua realidade sócio-economica é fundamental.

Ao falar em contexto social não podemos esquecer que o aluno é um agente social, o aluno ao entrar em uma escola, não leva consigo apenas cadernos, leva inumeras experiencias já vividas em diversos locais. Hoje o aluno não só escuta o que o professor fala, ele já é responsavel em formular suas proprias opinioes, talvez erradas, mas próprias. Novas tecnologias interferem diretamente no relacionamento professor/aluno, pois muitas vezes os alunos possuem mais conhecimento nesta area do que os proprios professores.

Quando falamos em contexto social, não há como não mencionar o renomado Paulo Freire, ele dizia que não se pode falar de Educação sem falar de amor. O amor para Paulo Freire é um sentimento próprio, terno, quebra paradigmas, barreiras e nos move para a construção de um mundo mais humano e educativo.

Infelizmente o que verificamos é que há um forte enfoque da educação voltada para o treinamento e o desenvolvimento de habilidades como a alfabetização, memorização e principalmente preparação para o vestibular ou para algum cargo almejado, e muito pouco para os valores e o carater do aluno.

Para que haja mudança no contexto social dentro da escola é necessario que a escola assuma um papel de liderança, preparando os seus alunos para enfrentar de forma mais facil os imensos desafios desse novo modelo de sociedade, despertando principalmente em cada aluno os seus proprios valores. Mas para que isso aconteça a mudança deve partir de dentro de cada pessoa, começando primeiro por nós educadores.

Pesquisas já mostraram que uma criança quanto mais se sente amada, mais disciplinada estará para receber as informações/conhecimentos passados em sala de aula. Para Freire amar é na medida em que se busca comunicação, integração a partir da comunicação com os demais. Não há educação sem amor.

Em outras palavras podemos dizer que a eduação de hoje não é para a vida social e sim para ganhar a vida, ou seja, seu sustento financeiro. Conseguir hoje um diploma é nada mais que um simbolo maior do saber e do respeito. Com certeza as isntituições escolares precisam ver os alunos como cidadaos e não como numeros, indices.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com