TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Filosoficas

Monografias: Escolas Filosoficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

HABERMAS

Jurgen Habernas fez parte do grupo dos frankfurtianos ante de ir pelos seus próprios meios de investigação da filosofia.

Cria a Teoria Da Ação Comunicativa ela critica a filosofia da qualidade da mente da transmissão de costumes modernos por ser criada em um pensamento sozinho, equilibrado na pessoa.

Com resistência ele sugeriu outro padrão a ser seguido no qual a razão não possa ser com apenas uma idéia que possa ser vários pensamentos como conclusão do conjunto de atos de conhecer intersubjetivo que seria a relação do sujeito e o objeto. EX:

As pessoas que pelas palavras formam uma união entre duas ou mais sujeitos num lugar especifico de fácil comunicação.

A razão do relativismo busca um acordo através de uma maneira de discutir em grupo através do começo de uma ação que observa algo determinado para garantir sua qualidade.

Baseado nessa teoria o real não tem o resultado do pensamento sozinho, mas através da conversa de acordo com as leis fixadas pelas pessoas de um determinado grupo pela maneira de organização perfeita.

Habermas leva em conta o padrão real ou da realidade que não esta aceito na exposição das circunstancias de modo como o resultado da fácil comunicação mas no acordo falado,verbal.

A ESCOLA DE FRANKFURT

A Escola de Frankfurt foi inaugurada em 1923 por Theodor Adorno, Marx Horkheimer,

Herbert Marcuse e Walter Benjamin.

Para a filosofia de Frankfurt a razão não se esclarece. O texto quer afirmar que essa teoria busca o entendimento, busca a ciência de cada razão ou natureza. Segundo a parte que diz “Concluem que a razão não ilumina, não revela a natureza que se emancipa do mito por meio da ciência".por que se isso fosse verdade não haveria necessidade de estudar algo,simplesmente um dia,num estalo da consciência, você acharia a resposta pra tal questão.

Para os Frankfurtianos a razão que domina, controla a natureza do que existe fora e dentro dela.

A natureza fica submissa a razão controladora, que acaba aceitando suas ordens.

Quando houver harmonia entre a autonomia da razão e a as suas obscuridades enfim se tornaria livre e rosovido o seu campo invidual (razão).

Os Frankfortianos adotaram um meio da Teoria Crítica se opor a Teoria Tradicional representadas por pensadores, justamente para formar um conceito da razão que originou

A filosofia irracional.

FENOMENOLOGIA

A Fenomenologia é uma filosofia e um método criado por Franz Brentano, ela nos afirma que não há um objeto em si, mais sim que, o significado do objeto depende do sujeito que o conhece, e de como se apresenta á consciencia.

A razão básica da fenomenologia é a noção de intencionalidade (razão-experiencia) que ela nos passa, onde visa que toda consciência é intencional, visando algo que está fora de si, ela acredita que os objetos do conhecimento são da maneira que eles (objetos) aparecem e se apresentam a consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com