TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções Filosóficas Presentes Nas Paráticas Humanas E Paráticas Sociais

Exames: Concepções Filosóficas Presentes Nas Paráticas Humanas E Paráticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

Curso de Serviço Social

CLEONICE DIAS DO NASCIMENTO RA : 6377226860

MARIANA PAULINO ARIAS RA: 8119736644

NAIR FERNANDES BARROS: 670528823

SOLANGE APARECIDA PARRA RA: 6997494603

SONIA VIRGINIA FERREIRA SOUZA RA: 6377226860

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-

METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Dourados-MS

2013

CLEONICE DIAS DO NASCIMENTO RA: 6377226860

MARIANA PAULINO ARIAS RA: 8119736644

NAIR FERNANDES BARROS: 670528823

SOLANGE APARECIDA PARRA RA: 6997494603

SONIA VIRGÍNIA FERREIRA SOUZA RA: 6994489144

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-

METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado, para a composição de nota do 2º semestre, disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos Do Serviço Social, do Serviço Social na Faculdade Anhanguera de Dourados, ministrado pela prof. Ozimara Mello.

Dourados-MS

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, questão social, a dinâmica do mercado de trabalho na atualidade, para o profissional de serviço social ,mostrar que a profissão não é mais como antes que era baseado em filantropia, a profissão hoje trabalha com políticas públicas apesar de serem pouco eficazes, em muitos casos tem um efeito muito bom. Essas políticas garantem direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma igual e justa, isso é o que se pretende com as políticas sociais.

TEMPOS MODERNOS

O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial. Charles Chaplin é um operário em uma grande fábrica que desempenha atividades repetitivas e cansativas, em esteiras apertando parafusos rapidamente, isso acontecia em meados da década de 30, nos Estados Unidos, Essa linha de montagem, como era conhecido esse serviço, torna-se uma característica da "modernidade" e do "capitalismo". Houve então consequencias devido ao trabalho árduo como o cansaço físico e mental acaba ficando enfermo, e internado, afastando-se do cargo.

Ao tentar voltar ao mercado de trabalho depara-se com uma sociedade e uma economia abalada, com a crise de 29. Surge um enorme aumento da miséria e do desemprego, onde indústrias e bancos acabam em falência, e uma população cada vez mais revoltada com toda a situação, apontando a diferença entre a classe trabalhadora e a burguesa, a exploração dos trabalhadores, horas extras, fome e muito cansaço sem nenhuns benefícios. Os operários trabalham para o aumento da produção das fábricas e obedecendo a ordens. Dando espaço para o surgimento do comunismo. Carlitos necessitava de outro emprego, porém enfrentava uma realidade imposta pela modernidade: Sabia apenas executar um único serviço aprendido anteriormente, e na realidade as tarefas eram todas especializadas. Com esse surgimento das máquinas, essas substituem a mão-de-obra, e os operários acabam sendo marginalizados.

Após várias tentativas, Carlitos consegue empregos como o de segurança, que logo depois é despedido por não impedir um assalto. Em meio a tantas complicações, conhece uma jovem órfã, que necessita cuidar de si e de suas duas irmãs mais novas, e acaba apaixonando-se por ela. Enfrentam vários desafios para ficarem juntos, inclusive prisões. Ele por ser considerado comunista, e ela por roubar comida. Logo após conseguem um emprego em um café, onde ela é uma dançarina, e ele garçon-cantor, e descobre um enorme talento que cativa a todos da plateia.

O filme, além de ser uma comédia fantástica e de ser um grande marco no cinema mundial, retrata principalmente as críticas de Carlitos à sociedade industrial e as técnicas modernas. Mostrando que o emprego deixou de ser prazeroso, quanto sua apresentação, para um trabalho rotineiro, cansativo, comparado as críticas feitas hoje em nossa sociedade, apontando a diferença entre a classe trabalhadora e a burguesa. A exploração dos trabalhadores, horas extras, fome e muito cansaço sem nenhum benefícios. Os operários trabalham para o aumento da produção das fábricas e obedecendo a ordens. O trabalho evoluiu, mas devemos lembrar que ainda existem exceções que vivem com trabalho árduo.

SERVIÇO SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

Historicamente o Serviço Social foi considerado vocação, habilidade, ocupação, ofício ou até mesmo arte. Atualmente é reconhecida como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, de nível superior, regulamentada no Brasil pela Lei n. 8.662/9, de 7 de junho de 1993. De acordo com Netto (1999, p. 102), enquanto profissão, não dispõe de uma teoria própria, nem é uma ciência; isto não impede, entretanto, que seus profissionais realizem pesquisas, investigações etc. e produzam conhecimentos de natureza teórica, inseridos no âmbito das ciências sociais e humanas.

Embora não tendo atingido o patamar de "ciência", o Serviço Social conseguiu se constituir como uma área de produção de conhecimentos, inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas (assim é identificada nas agências de fomento como CNPq, Capes e Fapergs), isto é, constrói conhecimento científico. O Serviço Social é uma profissão reconhecida na sociedade na medida em que é socialmente necessária e exercida por um grupo social específico, uma categoria profissional que compartilha um sentimento de pertencimento e possui uma identidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com