TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica do filme "I, Mom and Boys"

Seminário: Crítica do filme "I, Mom and Boys". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Seminário  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nome: Igor Teixeira de Sousa

DRE: 114171644 Profº Lucas Carvalho

Resenha Crítica sobre o filme "Eu, mamãe e os meninos".

Para analisarmos o filme "Eu, mamãe e os meninos" pela perspectiva sociológica são necessários, de forma básica, que se entendam os conceitos referentes aos processos de controle social e de socialização.

Por definição, controle social são os meios usados por uma sociedade para "enquadrar" seus membros recalcitrantes (aqueles que não respeitam ou tem tendência a desrespeita as normas). Existindo diferentes formas de controle social, que serão analisadas ao longo do texto.

Nesse contexto, abordaremos o filme "Eu, Mamãe e os Meninos" que por sua vez foi adaptado a partir do show do ator Guillaume Gallienne, em que é retratado o período em que ele era tratado por sua família, em especial por sua mãe (aqui interpretada pelo próprio Gallienne), de um jeito diferente de seus irmãos. Um exemplo claro desta distinção, feita pela mãe, pode ser visto no momento em que os filhos são chamados para comer, a mesma gritava “Meninos e Guillaume, para a mesa”, confundindo o caçula constantemente com uma menina, em que deduz-se que ele seria a filha que ela gostaria de ter tido.

Há durante o filme uma busca incessante pela aceitação dentro da família. Por um lado, o desejo de corresponder às vontades da mãe, a quem idolatra, uma passagem em que aparece nitidamente esse desejo de corresponder aos anseios da mãe pode ser encontrado quando ele decide passar um tempo na Espanha e aprende a dançar flamenco, mas ao saber que seus passos que aprendeu são femininos, ao invés de dar espaço a um desapontamento, fica feliz por acreditar que sua mãe gostará de saber disso, por outro corresponder a postura esperada, de acordo com as aspirações de uma sociedade patriarcal e conservadora para uma pessoa tida como pertencente ao sexo masculino. Isso gera para Guillaume uma dúvida em relação a sua sexualidade, a partir daí constrói-se o filme, nesta parte do filme pode ser percebido que ao ocuparem posições sociais, as pessoas veem seu comportamento determinado não tanto pelas suas características individuais,mas em maior medidas,pela expectativas face a posição que ocupam,isto é, o indivíduo forma sua personalidade, mas também a recebe do meio através da interação social, através do compartilhamento de ideias e ideais.

Assim, por parte da família, que o tem como homossexual, principalmente o pai, onde a homofobia é gritante, podemos identificar algumas formas de controle social como o ostracismo, isto pode ser visto nas tentativas de colocar o filho em um internato e futuramente no exército, com a finalidade de invisibilizar o filho e distanciá-lo seio familiar, por vergonha dele. Peter Berger, refere-se a essa como " uma das punições mais devastadoras à disposição de uma comunidade humana" .

Já, por parte da mãe, há uma forma de controle também difusa que é a persuasão. É importante ressaltar que o ato de persuadir alguém significa fazer com que essa pessoa creia ou acate uma determinada ideia. Além disso, a persuasão também pode convencer alguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com