TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Como Instrumento De Inclusão Social

Exames: Dança Como Instrumento De Inclusão Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 7

Dança: Inclusão e Qualidade de Vida

Acadêmica Graziela Pereira

Professora – Carmelita Gutz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Artes Visuais ART 127/1– Educação Inclusiva

25/05/2013

RESUMO

A dança tem o poder de proporcionar uma consciência mais apurada dos limites e potencialidades do corpo humano, além de promover a sociabilização de quem a pratica. Segundo Isabel Marques, consultora da série “Dança nas escolas”, é preciso estar “ atento de que escola deve dialogar com a sociedade em transformação, já que ela é um lugar privilegiado para que o ensino da dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. Algumas iniciativas de companhias de dança brasileiras realizam a inclusão social de crianças e jovens por meio do incentivo ao estudo e desenvolvimento das técnicas artísticas que envolvem essa forma de arte e expressão corporal, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana e desigualdade social é a principal característica. Diante disto, o Projeto da Cia de Dança Eduxi, Educação por Excelência, dentro da sua diretriz de fomento e difusão da cultura local atende comunidades carentes em Itajaí/SC, sendo que a metodologia do trabalho e a principal fonte de estudo, foram entrevistas com dançarinos fundadores do projeto.

Palavra Chave: Dança, Inclusão, Social

1 INTRODUÇÃO

Brilhar nos palcos de todo o mundo e encantar plateias através da dança é o sonho de muitas crianças e adolescentes que veem esses planos desparecerem por falta de condições financeiras, a dança é uma das melhores formas de inclusão social. Quando os bailarinos estão no palco, o público não sabe de onde eles vieram, os problemas que enfrentaram, nem quantos anos eles têm.

No palco são todos iguais. É a magia da arte. Assim já dizia o diretor da Cia de Brasileira de Ballet, Jorge Teixeira , fonte com inspiração ao idealizadores do Projeto de Expressão Corporal, fundador da Cia de Dança Eduxi, Educação por Excelência em Itajaí/SC , alunos dançarinos do contra turno da unidade de ensino Centro Educacional Cacildo Romagnoni, que através da dança, vem vendo seus sonhos e oportunidades crescerem de forma digna e respeitosa, pois acreditam que a cada ritmo a certeza de estar dando passos rumo a paz.

2 DESENVOLVIMENTO

Promover a inclusão social de crianças e jovens unindo educação, cultura e lazer. Essa é a proposta da “Cia de Dança Eduxi, projeto de contra turno da Prefeitura Municipal de Itajaí e Secretaria Municipal de Educação realizado na sede da Cia de Dança Eduxi, localizada na extremidade do Centro Educacional Cacildo Romagnoni, conhecido como CAIC, o qual vem transformando a vida de crianças e adolescentes de baixa renda no Bairro Cidade Nova, em Itajaí - Santa Catarina (SC), bairro de maior índice de criminalidade e de baixa renda de Itajaí, o qual ficou conhecido em todo o Brasil pela recente enchente em Santa Catarina.

Assim diante de tantas barreiras constitui-se um grupo forte e de esperança, além de elevar a autoestima dos alunos, o grupo comandado pela professora Graziela Pereira, esta comprometido com a qualidade em todas as suas ações, sejam elas de ordem comportamental, educacional e artística.

“A dança trabalha com harmonia, beleza e limites. Promove o respeito e a sociabilização. Enfim, proporciona todos os ingredientes que são precisos para a formação de um cidadão”, diz Marika Gidali.

O projeto surgiu no engajamento da Professora coreógrafa Graziela Pereira, que ministrava aulas de expressão corporal no horário de intervalo do contra turno escolar, a professora era acadêmica do Curso de Educação Física , dominando apenas atividades de coordenação motora e dinâmica cooperativista , proposta para o momento de intervalos das crianças, uma vez que as mesma passavam o dia inteiro na escola, necessitando desse momento de relaxamento no horário de meio dia, decidiu realizar um trabalho diferente, foi além das fronteiras da sala da aula, em parceria com a direção geral da escola resolveu criar um grupo de dança, que representa-se sua cultura local, através das danças Portuguesas e de base Açoriana, integrando com as apresentações artística da maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil, conhecida com Marejada que acontece nos dias do mês de Outubro , integrando o calendário das Festa de Outubro de Santa Catarina,

Em parceria com a Secretaria de Turismo de Itajaí, ela conseguiu apoio para a primeira confecção de trajes típicos e no ano de 2001, colocaram em prática o primeira apresentação na Marejada,. Naquela época, 20 alunos do Centro Educacional Cacildo Romagnoni participavam das aulas e do projeto. Atualmente, esse número chega a 200 crianças e jovens que divide as categorias mirim e infantil e profissionais e atualmente o Grupo de profissionais é formado por 19 dançarinos sendo eles ainda fundadores do projeto, mais de 1.000.00 ( Mil ). As crianças participam de oficinas de dança, iniciação de ballet, aulas de teatro, música, condicionamento físico, aulas de etiqueta a mesa , postura , presença de palco, mais de 20 ritmos dança entre eles jazz , danças folclóricas Portuguesa e de base Açoriana, dança de salão, tendo como destaque a salsa e ou zouk,

As aulas ministradas contam com conteúdos teóricos e práticos, objetivando o reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura), observação e análise das características corporais individuais: a forma, o volume e o peso, pesquisa das diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos).•

Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço. Observação e experimentação das relações entre peso corporal equilíbrio ,conhecimento dos apoios do corpo explorando-os nos planos (os próximos ao piso até a posição de pé), improvisação na dança, inventando, registrando e repetindo sequências de movimentos criados., seleção dos gestos e movimentos observados em dança, imitando recriando, mantendo suas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com