TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Terceira Idade

Artigo: Dança Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Área/Linguagem:

Artes Cênicas/Dança de Salão para Terceira Idade

2 - Introdução

No mundo atual, a expectativa de vida das pessoas está aumentando a cada ano com as novas descobertas da ciência. Dentre as várias atividades indicadas para a melhoria da qualidade de vida das gerações mais velhas a dança se destaca por seu potencial valor de trabalhar o corpo e a mente.

A dança de salão como atividade física ajuda a garantir a independência funcional do indivíduo através da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida. É um recurso interessante, capaz de contribuir para a autonomia e independência do indivíduo idoso, para que eles se mantenham ativos e participativos socialmente.

Por se tratar de uma atividade muito difundida, conhecida e admirada em vários meios de comunicação há muito tempo, ela carrega uma carga muito grande de emoções. Praticada através do tempo, desde a Europa Medieval, nos seus castelos, nas festas, a dança de salão desperta a curiosidade de quem quer aprender algo além dos passos coreografados, quer viver um pouco da história de cada ritmo da dança de salão.

Além de melhorar o condicionamento físico, os passos marcantes dos diferentes ritmos são excelentes exercícios para a terceira idade, pois levam as pessoas a um passado de lembranças prazerosas da juventude, de amores e de alegria. Esses bons sentimentos aumentam a auto-estima e o bem estar, inclusive com relação ao próprio corpo, permitindo redescobri-lo.

Dançar, ou seja, fazer movimentos a partir de sons, faz parte da essência do ser humano que é cercado de música, harmonia e ritmo. A cada som, vibrações, pode-se fazer um movimento, exprimindo a emoção daquele instante. Assim, é uma forma de comunicação utilizada para expressar todos os tipos de sentimentos, como amor, alegria, ódio, prazer e raiva.

Ao dançar libera-se o ser mais primitivo e o corpo fica mais equilibrado, flexível, forte, melhora-se a postura, restabelecendo o bem-estar, auto-estima, autoconfiança para enfrentar os problemas do cotidiano. A dança de salão é uma ótima atividade física regular, é um agradável exercício para se abandonar as comodidades, conseqüentemente, o sedentarismo que a tecnologia trouxe para o cotidiano da humanidade.

3 - Objetivos

Este projeto objetiva proporcionar uma melhoria na qualidade de vida na Terceira Idade, uma vez que as aulas de dança de salão trabalham a coordenação motora, todos os músculos do corpo e ainda pode ser um excelente exercício para as estruturas musculares, ósseas e articulares de cada um. A participação nas aulas desenvolverá a independência dos praticantes, pois favorece o fortalecimento da musculatura, melhora a capacidade cardio-respiratória e melhora a sustentação corporal, o equilíbrio e a mobilidade. Todos estes fatores resultam em uma mudança positiva no estilo de vida, desenvolvendo a autonomia e a autoconfiança.

A contribuição mais significativa da dança de salão para a Terceira Idade está na parte da socialização, principalmente porque auxilia no combate a solidão, reintegrando o idoso no grupo social. A dança de salão cria condições de se alcançarem mudanças importantes na qualidade de vida de todos, é uma possibilidade verdadeira de conseguir essas mudanças e promover um encontro entre gerações.

Para garantir a integração entre corpo e mente, objetivo geral proposto neste projeto, as aulas de dança de salão apresentam os seguintes objetivos específicos:

- oferecer à Terceira Idade de Cedral a oportunidade de conhecer os diferentes ritmos da dança de salão (bolero, samba, forró e tango);

- proporcionar uma maior socialização e harmonização entre os participantes;

- estimular a autoconhecimento, auto-estima e autoconfiança;

- desenvolver habilidades de interpretação, criação e improvisação;

- promover a melhora e o aperfeiçoamento das qualidades físicas do indivíduo, como agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, ritmo e velocidade; Integrar o idoso à comunidade acadêmica, conscientizando-o da importância do seu papel na sociedade, além de subsidiar condições favoráveis ao envelhecimento saudável;

4 - Justificativa

Com o passar do tempo, o corpo se torna uma barreira a ser compreendida, uma vez que a atual sociedade valoriza o corpo perfeito, jovem e escultural. O envelhecimento muda a relação com o corpo e, nessa nova fase da vida, é preciso compreender e aceitar essas mudanças para ainda tirar o melhor proveito que essa idade propicia. A dança de salão pode abrir esse caminho, pois, por ser praticada aos pares, estimula o contato físico. O dançarino/a que se entrega a essa relação com o seu parceiro, de uma forma natural e desprovida de qualquer intenção, a não ser o prazer da dança, pode descobrir e aceitar o próprio corpo, e isso ajuda na auto-imagem e na auto-estima.

Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Assim como se vive o vigor da juventude, a responsabilidade da idade adulta, vive-se a serenidade da terceira idade. Em cada fase é necessário aprender a respeitar tanto suas características quanto suas lições de vida. Na terceira idade há um agravamento de sintomas potencializados pela perda da força física. Isso pode influenciar na vida social, pois atua como limitador e seus reflexos aparecem na perda do equilíbrio, visão e audição, atrapalhando o convívio com as pessoas. Além das dificuldades físicas, pode ainda ocorrer o envelhecimento mental, principalmente das funções da memória. Cada vez mais pessoas vivem acima de sessenta anos, mas poucas com equilíbrio físico, mental e social.

Se a expectativa de vida está aumentando, precisam-se adotar medidas para envelhecer com saúde e energia. Para isso, não pode faltar uma grande dose de atividades sociais e culturais, contato com pessoas e atividades físicas para manter a mente ativa. Nesse sentido, a dança de salão oferece um rol de benefícios, pois proporciona maior flexibilidade, equilíbrio, leveza nos movimentos, trabalha o sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, além de melhorar a postura e, até mesmo, na prevenção da osteoporose. Seus aspectos sociais são inegáveis, uma vez que é uma forma espontânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com