TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança de Rua

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 7

REFLEXÃO DO TEXTO: “HISTÓRIA E DANÇA: UM OLHAR SOBRE A CULTURA POPULAR URBANA – UBERLÂNDIA 1990/2009” - RAFAEL GUARATO

 Dança de rua: o processo (pp. 47-57);

 Significações do dançar (pp. 58-70);

De acordo com a leitura do texto, a dança de rua não possui uma origem fixa. Porém grande parte de suas características foi influenciada pela comunidade negra dos Estados Unidos, a qual incorporou outros ritmos, tais como o jazz, break e funk, tornando-se uma mistura de técnicas e formas diferentes de se dançar. Esse conjunto de estilos de dança possui movimentos detalhados, de modo que seja bem expressado, coreografado, sincronizado e rápido, além da batida forte da música, a qual ajuda a caracteriza-lo.

A dança de rua passou a se destacar no fim dos anos 70. A televisão, o cinema e baladas, foram exemplos de importantes meios para a assimilação, a qual abriu espaço para as danças no desenvolvimento da indústria cultural no Brasil na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Assim, foram criando “passinhos” na era do disco, e também grupo de jovens que se identificavam nesse meio artístico.

Com a conquista das boates pela cidade, o entusiasmo das pessoas foi despertado por meio das discotecas. Dançarinos e grupos de dança começaram a se formar, dando início às oficinas e festivais de dança que ocorriam naquela época. A preocupação com o figurino, escolha da música e sequência dos passos fizeram parte para tornar os concursos competitivos, além de abrir espaço para as características da arte cênica se juntar à dança.

Por volta de 1984, destacou-se a dança jazz, uma modalidade que nos Estados Unidos era uma forma popular de dança, mas no Brasil se instalou em oficinas, seguindo o modelo da dança cênica. Sem frequentar as academias de jazz, jovens tentava imitar os passos do jazz, por esse motivo, sofreram algumas alterações nos movimentos da dança, e assim, o estilo foi recriado, dando origem ao jazz de rua.

Outra modalidade destacada no início dos anos 80 foi a breakdance, que teve grande visibilidade no cinema norte-americano. No Brasil, foi reconhecido já em 1983, a qual o break influenciou um dos primeiros praticantes do funk no país. Tiveram grande participação e divulgação na mídia que serviram de inspiração para os dançarinos. A disposição corporal presente nessa modalidade foi uma característica presente para chamar a atenção do público dançante.

É importante notar que os filmes influenciaram bastante a sociedade destacando a dança de rua, no Brasil. Artistas mundialmente conhecidos, também foram referenciais para os moldes da prática da dança, como exemplo o astro pop, Michael Jackson. Seus sucessos que mesclam freestyle, sapateado, jazz, break, funk e soul, são inspirações para a dança de rua em Uberlândia no fim da década de 80, que deu início ao grupo Flash Black, que inclusive, obteve a primeira colocação durante sete anos consecutivos em todos os concursos participados, por ter se inspirado nas coreografias de Thriller.

O interesse de mencionar o hip hop nessa reflexão, é que, é por meio da dança de rua que o break irá manter-se como uma manifestação cultural à dança, mesmo de forma remodelada. Segundo o autor Rafael Guarato, força na execução de movimentos, musicalidade estrangeira (principalmente norte-americana), pudor e energia à flor da pele foram os principais ingredientes dessa força dançante, que assumiu certa brasilidade após algumas adaptações, ou seja, por mais que a dança de rua recebeu influências desde os princípios à cultura norte-americana, ela recebe características próprias brasileiras, depois de ter sido remodelada.

Com todo esse processo, nota-se que a dança de rua criou certa identidade para seu público. Sempre coletiva, fazem dela uma cultura popular urbana que trabalha com atividades artístico-culturais formando uma estética particular e diferenciada. Em 1980, os concursos passaram a ser o foco central dos praticantes da dança de rua. Assim, os meios de comunicação de massa fez com que as periferias uberlandenses se identificassem em um ambiente propício à sua prática. Porém, não são as mídias, exclusivamente, que provocam nas pessoas a vontade de dançar, de copiar e consumir o que lhe é mostrado, mas sim, tem a ver com o reconhecimento de valores compartilhados.

A dança de rua ganhou um espaço urbano, a qual atribuiu três importantes motivações por seus praticantes. Entre elas, destaca-se o meio em que o dançarino vive, onde o domínio das atividades corporais se tornou um meio em ser visto à sociedade. O aspecto de conseguir passar uma ideia de “liberdade e igualdade” era escasso, porém, conseguia ocupar o tempo dos dançarinos e até mesmo desvincula-los das drogas e do mundo do crime, tornando assim algo positivo. Dançar representava uma maneira de identificação, de um estilo de vida respeitado, de modo em que a dança configurava como alternativa de “libertar-se da exclusão”, isso incluiu na terceira e ultima características importantes a ser mencionada. Concluindo esses três fatores, compôs um modo de lazer aliado ao prazer.

Porém, mesmo com essas qualidades da dança, existiram inúmeros relatos à discriminação, pelo fato da dança de rua ser praticado por pessoas da periferia. Padrões eram estabelecidos, e muitos achavam o direito de julgar que o normal é correto/bom, e o diferente é errado/ruim. Desse modo, os grupos enfrentaram grandes dificuldades e exclusão social na década de 80 por causa da dança de rua, por ser a maioria, negros, pobres, e sem uma boa educação formal.

A participação dos grupos de dança de rua nos festivais passou por uma reelaboração constante, de pressões, lutas e uma tremenda disputa cada vez maior. O ingrediente para incorporar na apresentação dos grupos e ganhar o festival, é se inspirar em clipes, artistas ou filmes, mas nunca copiar passos de outros grupos, além de interligar o figurino ao tema. O título das coreografias e temas famosos ajuda nesse processo de competitividade. Anteriormente não havia enredo na apresentação, nome para as coreografias, nem historinhas com início, meio e fim, e assim, foi ocorrendo mudanças onde à dança de rua não era só destacada pelos seus diferentes tipos de movimento ao corpo.

É importante observar, que, os dançarinos não se preocupavam em transmitir qualquer tipo de questionamento social nas apresentações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com