TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danças antigas

Por:   •  10/9/2015  •  Seminário  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 13

Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

Camilla Carolina de Souza Lira

Giuliana de Santi Leite

Ana Beatriz Sales Rezende

Thiago Murta de Oliveira

Gustavo Severiano

Dança

Antiga

SP- São Paulo

2015

Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

Camilla Carolina de Souza Lira

Giuliana de Santi Leite

Ana Beatriz Sales Rezende

Thiago Murta de Oliveira

Gustavo Severiano

Dança

Antiga

[pic 1]

[a]

SP- São Paulo

2015

Introdução

  A cada uma das etapas pelas quais passou a história, bem como a época atual, tiveram sua cultura permitindo diferenciar a umas comunidades de outras. Em muitos casos a cultura consegue conservar-se intacta, mas em muitos outros esta é modificada pouco a pouco até que é alterada completamente. Neste trabalho será abordado um pouco sobre a origem da dança na vida do homem e sua trajetória histórica, desde os tempos mais primitivos. A dança foi à expressão do homem através da linguagem gestual. O homem estabeleceu posteriormente todo um código de sinais, gestos e expressões fisionômicas ao qual imprimiu vários ritmos. A dança então foi à primeira manifestação de comunicação do homem. A partir dessa perspectiva, este estudo objetiva verificar a dança no processo histórico, construindo um material rico em conhecimento, voltando olhares para seu status atual. A dança é uma das três principais da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astro teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecida coreografia ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

Pré História

  Foi no período neolítico também conhecido como período da pedra lascada 8.000 a.C., que o homem descobriu que viver em grupo era mais vantajoso do que individualmente, sendo assim como aprendemos o homem faz varias descobertas, como por exemplo cultivar a própria comida, construção das moradias, criação de aldeias, descobrimento da arte da cerâmica e etc. Junto a todos esses avanços, surgiu a necessidade de comunicação, sendo assim as pinturas rupestres não foram suficientes para a comunicação, então os homens e mulheres começaram uma nova forma de se comunicar, batendo os pés, fazendo sons, movimentando os braços e pernas, isso acontecia em diferentes ocasiões  no período de colheitas,  na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza ou mesmo no dia a dia.  Sendo assim surgiu a dança, que é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguido de movimentos ritmados.

Idade Antiga

  Na periodização das épocas históricas da humanidade a Idade Antiga é o período que se estende desde a invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente, foi nessa época que diversos povos se desenvolveram e junto deles as manifestações da dança, que era uma espécie de mímica que se apóia em magia sobre leis da semelhança onde imitavam os animais e os elementos da natureza que os cercavam. Com o tempo o povo passou a acreditar que a dança podia atrair boas caças, chuva e sol, sendo assim a dança passou ter um significado mais simbólico e o homem passou a acreditar em algo alem da matéria.

Mesopotâmia

  Na mesopotâmia por exemplo havia dança para tudo, para fazer chover, para guerra, de caça, de amor, de ódio entre outros, na Ásia Ocidental (Suméria) existem monumentos onde a dança é representada em forma de ritual como por exemplo para a fertilidade do solo. Em Thecheme-Ali, Tepe- Sialk, Tepe –Mussian, reproduziam-se filas de mulheres nuas de mão dadas e com seus cabelos ao vento, executando uma dança, essa dança não é especificada. A dança também ajudava na religião, em casos de possessões os serviços religiosos contavam com a ajuda de dançarinos.

Egito

  No Egito a dança passa a ter um objetivo especifico: ela é ligação com o divino. Alguns acreditam que foi no Egito que surgiu a dança o ventre, onde as mulheres eram criadas dede pequenas para dançar a Isis a deusa da fertilidade. As mulheres usavam roupas transparentes e mexiam seus quadris e o ventre em movimentos ondulatórios. É encontrado também nas paredes da tumba mulheres fazendo movimento acrobáticos, sendo assim, alguns historiadores acreditam que a dança no Antigo Egito era feita por grupos de bailarinos, haviam bailarinos de rua, bailarinos para momentos importantes nos templos, como um banquete por exemplo, bailarinos para rituais fúnebres, já as camponesas faziam suas danças para agradecer uma boa colheita, pedir uma boa safra ou mesmo louvar seus deuses. Também haviam as danças de harém que eram mais refinadas, deixavam de ser improviso e passavam a ser ensaiadas podiam ser elas solo, em duplas ou trios, tendo sempre como caráter acrobático, onde as mulheres usavam saias muito curtas e os peitos estavam desnudos, as mulheres do harém eram conhecidas como “adornadas” e elas estavam lá para agradar e deliciar seus mestres.

  Porém, o que mais se encontra sobre a dança no Egito antigo é que venha de lá a dança do ventre, foram encontradas lendas que dizem que algumas deusas se disfarçavam de bailarinas e músicos para poder ajudar outras deusas em seu parto, acreditam que venha daí a origem de dançar para Isis deusa da fertilidade, porem, depois da invasão árabe essa dança foi banalizada e acolhida pelos ciganos, povo de caráter alegre que dançavam em volta de uma fogueira. Uma curiosidade é que se acredita que foi na Espanha que surgiu a castanhola, mas a registros de que no Egito, durante as apresentações de dança do ventre já usavam as castanholas.

Grécia

  Na Grécia antiga a dança estava presente em quase todos os setores da vida social: na religião, na educação, nas datas de comemorações, nos ritos agrários, nos estudos filosóficos e na vida cotidiana. As danças religiosas eram diversas: cada deus tinha seu próprio rito, e cada rito tinha variações regionais. Os rituais mais conhecidos atualmente são os Dionisíacos. A dança, assim como a música grega corresponde muito bem à geografia do país, sendo uma mistura de ritmos ocidentais e orientais. De acordo com Platão, a dança grega era essencial para a formação, autocontrole e educação dos jovens gregos. O uso de armas na dança fazia parte da cultura ateniense e espartana, que as usavam em batalhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com