TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Degravação de teleaula sobre teatro

Por:   •  21/11/2015  •  Artigo  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Degravação da Teleaula do Curso de Teatro (videoaula nº 1)

O TEATRO se utiliza ao mesmo tempo da palavra, da dança, do canto, da pintura, da escultura, da caracterização e de muitos outros recursos. Tudo acontecendo ao vivo, na hora. Você vai ver que oTeatro se transformou através dos séculos. E que para fazer teatro basta ter alguém que represente um papel e alguém que assista a isso. Ou seja, basta um ator e público.

Veremos:

  • O que é e qual a origem das artes cênicas;
  • Como o Teatro surgiu no mundo;
  • Como o espaço e a atitude do espectador no teatro foram mudando com o tempo;
  • Origem da Comédia e da Tragédia;

O MUNDO É UM PALCO?

No nosso dia-a-dia falamos uns textos decorados:

- Bom dia!

- Boa tarde!

- Seja bem vindo!

- Volte sempre!

E agimos como se fôssemos personagem. Tudo isso é teatro?

Desde os tempos remotos o ser humano imagina e conta histórias. E para isso inventou linguagens e desenvolveu métodos. As histórias contadas através de palavras ou movimentos do corpo por artistas que se apresentam ao vivo, na frente do público são chamadas de artes cênicas. As artes cênicas são uma espécie de grande guarda-chuva artístico sob o qual se abrigam a dança, a ópera, o circo e, é claro, o teatro.

O Brasil é um país de grande riqueza e diversidade na hora de contar histórias e isso diz muito sobre o nosso país. Tem contador de histórias, circo, bumba meu boi, folguedo, reisado, teatro de rua.

“As arte cênicas podem contar a história de um país dependendo do modo como se organizem os artistas para contar essa história. O papel das artes cênicas na formação da nação, em sendo a nação constituída por sujeitos, por grupos, por classes; ele é fundamental e essencial. Tanto para que os indivíduos possam ter uma identidade acerca de si mesmo no tempo em que eles vivem, bem como ter acesso à memória daqueles que os  antecederam”. (Alexandre Mate- Professor e Pesquisador de Teatro)

ORIGEM DAS ARTES CÊNICAS

A origem das artes cênicas está diretamente ligado aos rituais de comunhão e reverência aos deuses, realizados pelos povos antigos. Ora, hoje se festeja um casamento pelo mesmo motivo: a comunhão. Os gregos antigos faziam seus rituais de adoração a seus inúmeros deuses. Hoje, há outros tipos de rituais religiosos mas a busca é a mesma: estabelecer contato com o grande mistério que é a nossa vida e, claro, a nossa morte. O ser humano não vive sem os seus rituais. Ou seja, não vive sem as artes cênicas.

DICIONÁRIO:

Ritual: A repetição de um conjunto de práticas consagradas pelo uso e ou por normas e que se deve observar em ocasiões determinadas. A solenidade de um presidente da república ou mesmo a entrega da taça de campeão a um time de futebol, por exemplo, seguem um ritual.

“Eu acho que o teatro está intimamente ligado com a vida, com o cotidiano. Por isso é que ele não morre nunca, porque ele é uma arte viva. Olha, o teatro do palco te dá a possibilidade de desenvolver o teu lado intelectivo pra você ampliar o seu imaginário. Inclusive você começar a pensar na sua própria vida e na vida que te cerca pra encontrar soluções, formas, ter uma posição analítica do que está acontecendo ao seu redor e no mundo”.(Nicete Bruno- Atriz)

VAMOS PENSAR UM POUCO

Para fazer teatro é preciso alguém que represente um papel. Um ator ou atriz que conte uma história, alguém que assista a isso: o público. E que tudo seja feito ao vivo. Ou seja o ator, o que conta; e o público, que acompanha a história. E isso pode acontecer em qualquer lugar.

Os gregos inventaram o teatro? Os gregos inventaram o teatro grego.

O teatro sempre esteve presente nas representações das mais antigas civilizações e em todos os lugares do planeta. Inclusive na América do Sul. Mas uma coisa é inegável: os gregos deram contribuições fundamentais para essa arte chamada teatro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com