TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delimitação da educação musical

Por:   •  11/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Docente: Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus

Curso: Pedagogia      Semestre: VI

Discente: Rafael dos Santos Silva

Auto Avaliação da EJA

A disciplina me proporcionou uma experiência enriquecedora, aprofundando raciocínios a cerca da realidade vivida diariamente pelos ativos do EJA. As discussões em sala de aula, trouxeram a nós alunos uma, ainda que em um período curto (devido a pouca carga horária), a importância da EJA em nossa sociedade. Nesse período pudemos conhecer muitos desafios enfrentados pelos agentes educacionais responsáveis por essa modalidade de ensino.

Na disciplina vimos que cada vez mais o estado desvaloriza essa modalidade, não dando o merecido respeito e atenção, na qual, se norteia o leque de possibilidades de compreensão do campo ativo de educação onde essa modalidade deve levar, não um conhecimento prévio, e sim abrir um mundo de possibilidades de crescimento, seja ele cognitivo, técnico ou social.

Todas as discussões foram importantes diante da disciplina. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que precisa ser analisada e, por conseguinte, ser reformulada para melhorar essa modalidade tão importante para jovens e adultos.

Acredito que a EJA necessita cada vez mais de pessoas comprometidas com uma educação inclusiva na qual o mundo do aluno não é descartado de forma que suas vivencias de nada sirvam para seu desenvolvimento humano. Uma educação onde o aluno só reproduz o que lhe mandam, é uma educação paralisada, robótica e obsoleta.

Em vista que esta é uma disciplina que explica sobre a educação de jovens e adultos, houve poucas lacunas, mas sem precisar citar, pois foram poucas. E que precisariam ser superadas através de tempo, de carga horária, pois as vezes o conteúdo para ser melhor compreendido, é preciso de mais tempo e mais prática.

O artigo desenvolvido nos mostrou uma realidade sobre os meandros da alfabetização em nosso pais, dando a nós uma percepção maior das bases educacionais impostas a nossa sociedade desde sua colonização. Pudemos através do mesmo, compreender a fragilidade deste ensino até os dias de hoje, tendo um total desprendimento com a profundidade que o termo alfabetizar deveria ser apresentada aos alunos. Também pudemos aprender que todos os fatores que levam os alunos a frequentarem esse modelo de educação, são frutos desse descaso histórico com a educação, dando sempre prioridade ao mercado de trabalho.

Seguindo a parte de participação individual dos colegas, é difícil analisar os colegas, mas atribuiria as seguintes notas:

Nome

Compromisso com o coletivo

Disponibilidade

Responsabilidade com o estudo e realização daquilo que lhe foi atribuído

Participação geral no trabalho

Média

Rosãnia

10

10

10

10

10

Rachel

10

10

10

10

10

Débora

10

10

10

10

10

Luana

10

10

10

10

10

Mariza

10

10

10

10

10

 Minha experiência no trabalho de campo, foi muito interessante. Tive a oportunidade de entrevistar uma coordenadora do EJA em minha cidade natal, percebendo através da mesma, que os desafios são ainda maiores que os que conhecíamos. Através dessa experiência, pude perceber o quão importante é a conscientização de um profissional com relação ao trabalho que ele exerce na sociedade, mesmo enfrentando barreiras que assustam e interferem seu desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com