TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design Italiano

Ensaios: Design Italiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

História do Design:

O que é design? No Brasil o termo deriva da palavra inglesa que é usada como substantivo..

Design ( Planificação, propósito, objetivo, intenção)

E como verbo...

To Design (Projetar, simular, esquematizar, planificar).

A História do Design é bastante recente, apenas três séculos nos separam do surgimento do Design como ciência com seus próprios conhecimentos, métodos e técnicas. Porém isso não significa não ter existido Design antes da era moderna.

Pode-se considerar a presença do Design em todos objetos que foram criados desde o surgimento da humanidade, porém o termo é muito abrangente, sendo assim a história se inicia no momento em que esta cultura se torna uma ciência.

Design e aceitação:

O design de um produto tem relação direta e significativa na aceitação ou não por parte do mercado. O consumidor possui ao seu dispor cada vez mais opções, um leque variado de marcas, modelos, preços, tecnologias e características que em geral permitem ao usuário um grau mais elevado de exigências e por outro lado geram uma dúvida que pode ter como critério decisivo um design atrativo.

Em maior ou menor grau o Design terá sua parcela de contribuição na aceitação do consumidor. Um exemplo cotidiano é a moda, onde geralmente o Design de vestuários ou acessórios exerce papel decisivo ao público consumidor, sendo que outros aspectos acabam sendo menos consideráveis que em outros produtos. Alguns produtos como Eletroeletrônicos por exemplo, podemos considerar que dentre outros aspectos como a tecnologia aplicada e sua durabilidade, o Design ainda tem uma parcela importante no ato da escolha.

De forma contrária em produtos como um Papel higiênico, uma embalagem para produtos de limpeza pessoal ou doméstica, assim como um equipamento de trabalho, fatores como a eficiência e praticidade (também podemos relacionar ao design) terão uma provável prioridade, sendo que questões estéticas não serão tão importantes.

O design Italiano:

Podemos considerar que o design Italiano permanece forte até a atualidade com inovações em produtos que fazem parte de nosso cotidiano, e influenciando padrões culturais em todo o mundo, tanto na moda, como no mobiliário, nos automóveis, na comida ou bebida. O modo de vida “fino” Italiano é global. O Bel Design Italiano, considerado um movimento mundial que dominaria por décadas foi o responsável pela criação de produtos como: a cadeira dobrável, nossa “cadeirinha de boteco”, a mesa dobrável, a TV com ajuste de direção da tela, as luminárias flexíveis, a cafeteira, a poltrona com mola dentre vários outros produtos que encontramos ainda hoje se não no mesmo modelo, mas com pequenas transformações e aperfeiçoamentos, porém a essência do projeto é Italiana. Outro produto dessa época é a poltrona Saco, baseada na maneira despojada de se sentar por parte da juventude, surgiu como um protótipo do chamado “Antidesign”, contrariando as questões ergonômicas da época, mas ainda hoje pode ser encontrada em todo o mundo.

Design Italiano e a Tecnologia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com