TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discriminação, bullying

Projeto de pesquisa: Discriminação, bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

UERJ

DISCIPLINA ARTES NA EDUCAÇÃO

Nome Pólo

Questão única:

Releia as aulas 11 a 20 dos cadernos didáticos, voltadas para o teatro na escola. A partir do que foi tratado, elabore você mesmo uma atividade cênica para uma turma de alunos (determine você para que ano do ensino fundamental). Você pode se inspirar nas atividades exemplificadas ao longo destas aulas. Estruture a sua atividade: ela deve conter as etapas sugeridas na aula 15 (integração do grupo – estímulo cênico – composição cênica – avaliação). Descreva aqui a atividade, em cada uma de suas etapas.

Atividade para trabalhar discriminação,bullying na Educação Fundamental

Tema trabalhado: Discriminação,bullying.

Turma : 2º ano do ensino fundamental.

Abordagem do tema: A história do Patinho feio.

Imagem retirada da internet.

Justificativa: A necessidade cada vez mais presente de construir uma sociedade mais plural e menos preconceituosa, por isso, a forma encontrada foi estabelecer uma relação entre a história do patinho feio e o bullying,com o auxílio da atividade cênica mostrar como podemos desmitificar conceitos sobre bonito e feio que ainda são difundidos pela sociedade,fazendo com que a criança desenvolva aceitação de como é fisicamente desde pequena.

Atividade cênica

INTEGRAÇÃO: A corrente.Esse jogo vai permitir a união entre o grupo,sem a exclusão de nenhum aluno.

A um sinal combinado,o ‘’pegador’’ corre ao encalço dos demais,que devem fugir para não serem pegos.Aquele que for preso dará a mão ao pegador,iniciando a corrente.O jogo prossegue e a corrente vai aumentando.Então,a professor(o) divide a corrente ao meio, e ambas as partes tentam pegar os demais.

Somente os jogadores das extremidades da corrente é que podem pegar os demais.

ESTÍMULO CÊNICO: O professor vai passar o desenho do patinho feio para os alunos e pedir que prestem bastante atenção nas ações dos personagens,depois desenhos com as principais cenas do desenho serão distribuídos entre os alunos e por meio de sorteio será definido quais serão os seus personagens.

Com os desenhos em mãos, os alunos vão realizar as ações descritas no desenho, todos os alunos ficarão em círculo durante essa atividade e depois trocarão o papel com os colegas. O professor vai orientar e deixar que os alunos escolham como vão representar ou se não vão representar.O aluno precisa se sentir livre para realizar essa atividade.

Obs: Foi utilizado também o recurso do DVD do desenho : O patinho feio.Porque temos que considerar os recursos de cada escola.

COMPOSIÇÃO CÊNICA: Propor aos alunos que realizem as cenas propostas nos desenhos sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com