TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCALA TONAL E TEXTURA

Por:   •  14/5/2018  •  Ensaio  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 3

                                      ESCALA TONAL E TEXTURA

Quando representamos graficamente um objeto, devemos tentar aproxima-lo o máximo  possível d realidade através do uso adequado de texturas, luz e sombreado , que serão fundamentais para a denotação de volume, contraste e contorno.

Para representarmos sombras, volumes e texturas, o desenho deve fazer o uso das hachuras, tramas ou ainda de machas esfumadas, que serão ora mais saturadas e escuras, ora leves e claras.

HACHURAS: é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. O conceito principal é o de que a quantidade, a espessura e o espaçamento entre as linhas irão afetar o sombreamento da imagem como um todo e enfatizar as formas, criando ilusão de volume, diferenças na textura e na cor. As linhas tracejadas devem sempre seguir o formato do objeto desenhado. 

São muito utilizadas em desenhos de histórias em quadrinhos. São formas simples e rápidas de fazer a denotação de formas, texturas e volume em objetos humanos.

As hachuras podem ser divididas em algumas categorias, que apresentam diferenças principalmente com relação à forma de se desenhar suas linhas: paralelas, cruzadas, unidirecionais, multidirecionais, curvas e pontos. As tramas unidirecionais e com linhas paralelas são as mais aplicadas em superfícies regulares e ortogonais. Em superfícies mais complexas, os tramados mais utilizados são os multidirecionais, cruzados e curvos.

ESCALA TONAL: Escala de tons, valor tonal ou escala de valores refere-se ao mesmo. Uma escala em tons de cinza com gradações entre o preto e o branco. 

A partir do tramado ou escala tonal, é possível proporcionar uma diferenciação entre figura e fundo, ou seja, o material e o ambiente que o rodeia. É possível explorar as áreas mais iluminadas, o formato geométrico e as nuances de cor ou textura existente no objeto real.

Essa escala, ou sfumato em escala em escala graduais, remete  fotografia, seguindo a forma da superfície representada, ou seja, com movimentos circulares, espirais e elípticos.

SFUMATO: vem do italiano sfumare, que significa  ’’de tom baixo’’ ou ’’ evaporar com fumaça’’. É uma técnica artística usada para gerar gradientes entre as tonalidades.

Os dois dados – a iluminação e o formato da superfície – são importantes para planejarmos como traçar as hachuras no objeto de modo a evocar a sensação de volume e representar fielmente o material.

Não podemos esquece que devemos utilizar a técnica da escala tonal e das hachuras para ilustrar o comportamento das sombras, a incidência da luz, o volume e a textura da sua superfície. Também devemos representar os objetos cilíndricos com a utilização de hachuraseou escalas tonis, de forma a evocar a sensação de volume curvo em sua froma.

    AVANÇANDO NA PRÁTICA

Vale ainda ressaltar que para elaborarmos nossos desenhos com tramas, hachuras e escalas tonais mais complexas, precisaremos começar selecionando os materiais mais utilizados para a prática. Eles serão os lápis de grafite, a borracha branca macia e o papel sulfite tamanho A4 ou A3. Como estamos trabalhando com hachuras, a maciez e cor da grafite do seu lápis é muito importante para a qualidade de suas tramas e escalas tonais. São mais recomendados os lápis 2B e 3B, pois têm grafites de média maciez e tom mais escuro, mais adequado que os lápis HB ou H, que são mais rígidos e com tom acinzentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com