TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNIA AFRICANA, HISTÓRIA E CULTURA BRASILEIRA.

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

ETNIA AFRICANA, HISTÓRIA E CULTURA BRASILEIRA.

Andréa dos Santos Costa

Prof. Priscila Anversa

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Artes Visuais (ART 0143) – Estágio I

18/12/2014

RESUMO

Este trabalho apresenta a proposta de estágio nos Anos Iniciais ocorrido na Escola Estadual Henrique Estefano Koerich, em uma turma de 5º ano, no qual a estagiária juntamente com a educadora orientadora do estágio apresentam o caminho do planejamento desse período, ações e reflexões teóricas a partir das vivências realizadas. Partindo da proposta de trabalho sobre a etnia africana, um assunto rico e valioso para o povo afrodescendente, de forma significativa e contextualizada, a estagiária procurou reinventar o seu fazer docente. Percebe-se que a trajetória da mesma, durante o estágio, possibilitou muitas reflexões em busca de diferenciação na ação docente, possibilitando avanços significativos para a sua formação como educadora.

Palavras-chave: Etnia Africana. Cultura. Arte.

1 INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório é um componente do projeto pedagógico do curso de Artes Visuais. Entende-se o mesmo como parte do processo de ensinar e aprender, da articulação teoria e prática e como forma de interação entre a instituição e as escolas. O estágio obrigatório tem como objetivo oportunizar ao acadêmico um contato mais direto e sistemático com a realidade profissional, visando à concretização de pressupostos teóricos, associados a determinadas práticas específicas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso. Com o intuito de desenvolver um trabalho de qualidade as observações, elabora a fundamentação teórico-metodológica, opta por uma metodologia integrada; realiza o projeto de estágio, o cronograma e o planejamento das aulas. Todas essas etapas devem ser sempre discutidas com a educadora da disciplina de Estágio e ainda serem apresentados à educadora titular para o seu acompanhamento. Para a realização da proposta de estágio, cabe a escolha de uma Metodologia Globalizada, isto é, aquela que parte de um tema, uma temática, um assunto que surja da necessidade dos educandos, da sugestão da estagiária ou da sugestão da educadora titular, além de também serem consideradas as observações realizadas na turma.

O presente trabalho possui como foco “A etnia africana e cultura”, abordando as tradições africanas distintas, onde cada grupo étnico possui seus costumes, visto serem oriundos de várias regiões do continente africano.  Grandes foram às contribuições afrodescendentes, através de hábitos e costumes trazidos e difundidos através da herança ancestral que contribuiu para a formação da identidade do povo Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com consultas a fontes virtuais de informação científica. Recorremos a Freyre (2001, p 348) apara entender um pouco da influência africana nos costumes brasileiros. O autor salienta que reflexos da herança cultural africana podem ser visíveis no jeito de andar e no falar do brasileiro, pois: Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, nas falas, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazem quase toda a marca da influência negra.

A Diversidade Étnica- Racial, por ser uma questão que, infelizmente, ainda é um tabu a ser quebrado em sala de aula, inúmeras inseguranças tomam conta do educador, pois  vivemos em uma sociedade onde ocorrem diariamente práticas discriminatórias e preconceituosas. Conhecer a raiz da história africana e os termos comuns a este aprendizado é essencial para que o educador conduza de forma eficiente e eficaz o assunto. De acordo com a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, o estudo da História da África e dos Africanos e a contribuição da cultura negra na formação do povo brasileiro tornam-se obrigatórios no currículo escolar. Essa lei passou a valer para todos os níveis da educação básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

A implantação desta lei não relega o papel do negro na História do Brasil como simples escravizado e sim como um grande contribuidor do multiculturalismo que é o nosso país. Com isso, buscamos explicitar alguns conceitos que sustentam este trabalho. A criança negra precisa se ver como negra aprender a respeitar a imagem que tem de si e ter modelos que confirmem essa expectativa. Sem raízes um povo não constrói sua identidade, para o educando "branco" descendente de europeus é fácil construir sua identidade, pois a sociedade produz conhecimentos que respeitam este grupo. Acreditamos que o papel da escola é fazer com que a venda a qual cega os olhos seja retirada o mais rápido possível. E só conseguiremos tal feito pela informação, pelo esclarecimento, pela construção de um currículo pedagógico voltado na diversidade cultural resgatando a memória coletiva dos grupos étnicos que integram nossa sociedade.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: VIVÊNCIA DA DOCÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL HENRIQUE ESTEFANO KOERICK

O projeto de estagio teve como tema Etnia Africana e Cultura, todas as etapas do Estágio Supervisionado foram importantes e acrescentaram em nossa prática, mas nenhuma delas se compara aos momentos que vivenciamos na pesquisa de campo.  Nas regências de sala de aula, onde buscamos realizar uma metodologia que alcançava-se uma aprendizagem significante para os educandos, intervimos com várias pergunta sobre a africanidade,  pois a Lei nº. 10.639, de nove de janeiro de 2003, esta ai e torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Esse documento garante que o tema das relações étnico-raciais seja tratado em todos os sistemas de ensino, incluindo a rede particular de ensino, a partir de uma abordagem que promova o valor da diversidade em nosso país. A cultura é histórica, pois pensar em cultura é pensar em conhecimento, significado e de interpretar o mundo e nosso cotidiano. A construção de uma cultura é baseada no que fomos agregando ao longo da história para transformar e transmitir nosso pensamento, nossas formas de ser e sentir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com