TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO – HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E/OU AFRO BRASILEIRA

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO – HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E/OU AFRO BRASILEIRA

Título: A cultura africana, como os brasileiros se adaptaram a ela.

Campos: Dança e culinária

Justificativa sobre a escolha dos campos: Dança e culinária são campos comuns a nosso conhecimento. São campos interessantes e de riquíssima cultura, facilitando estudo aprofundado.

Ensino fundamental - I

Turma:  (  ) 1º ano (  ) 2º ano (  ) 3º ano (  ) 4º ano (X) 5º ano

Quantidade de alunos por turma: 20 alunos

Tempo de duração do projeto:

(   ) 1mês    (   ) 1 bimestre    (X) 1 semestre  (   ) 1 ano

Objetivo Geral: Demonstrar a cultura africana e como se aplica no Brasil.

Objetivos Específicos: Apresentar técnicas de culinária (temperos, receitas, entre outros) e danças com passos diferentes (técnicas, passos, entre outros).

Ações (Atividades) didáticas para o desenvolvimento do projeto:

1ª. Ação: A roda de capoeira - Desenvolvida no Brasil por  escravos africanos, é uma forma de expressão  cultural que  mistura  dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas. Os capoeiristas ficam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau  e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. Serão realizadas rodas com capoeiristas praticantes e haverá treinamentos na prática praticando a dança, os golpes e a roda. Também terão aulas teóricas do motivo da luta/dança ter sido desenvolvido, demonstrando os problemas que os africanos tinham na época. Esta atividade precisará de um semestre de duração, pois por ser uma atividade física mais complexa, é necessário preparação do corpo humano.

2ª. Ação: Maracatu - É  um dos ritmos de tradição africana, que hoje é difundido em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da  nação negra. Instrutores ensinarão passos e formarão duplas para praticar. Duração em média de seis meses para conhecimento geral básico da dança.

3ª. Ação: Acarajé - Bolo de feijão temperado e moído com camarão seco, sal e cebola, frito com azeite de dendê. Se houver refeitório na escola, os alunos poderão praticar, porém se não tiver, aulas práticas com técnicas e ingredientes com variações deverão ser demonstrados. Duração da atividade em média três meses.

4ª. Ação: Vatapá - Papa de farinha de mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida com peixe e frutos do mar. Se houver refeitório na escola, os alunos poderão praticar, porém se não tiver, aulas práticas com técnicas e ingredientes com variações deverão ser demonstrados. Duração da atividade em média três meses.

Avaliação do projeto: Aulas teóricas deverão acompanhar cada atividade ao início, demonstrando a história da época, a situação pelo que passava na época e toda trajetória até a vinda desta cultura até o Brasil. Ao final de cada atividade deverá ser aplicada uma prova conceitual mais criteriosa e prática mais divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com