TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura africana e a influência na cultura brasileira

Por:   •  17/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

                        

Cristiane Santos de Brites - 4016037

Kelly Akemi Simões Aikawa – 4015080

Plano de Aula

Atibaia- SP

2017


Cristiane Santos de Brites - 4016037

Kelly Akemi Simões Aikawa – 4015080

Plano de Aula

Trabalho para a composição da nota do 2º bimestre da matéria de conteúdos e metodologia de História, do curso de Pedagogia, orientado pelo professor Orivaldo.

Atibaia- SP

2017

Plano de Aula – História

 

Tema

  • A cultura africana e a influência na cultura brasileira

Público Alvo

  • 4º ano do Ensino Fundamental I

Apresentação

A África é um continente muito rico na sua diversidade cultural. Mas por conta da exploração dos Europeus essa cultura acabou sendo esquecida e até alvo de discriminação. Os europeus, em busca de relações comerciais, desbravaram os oceanos e encontraram terras “novas”, que para eles nunca existiram. Por causa do seu ar de superioridade, utilizaram da violência e do apoio da igreja para conquistar tanto a América, com os índios e a África com os negros, tornando esses povos escravos de seus interesses.

Cerca de 5 milhões de africanos foram trazido para o Brasil na época do Brasil Colonial. O trafico de africanos foi o negocio mais lucrativo dos séculos XVI e XVII. Os negros eram seres inferiores e equiparado a animais. A própria igreja católica, defendia a tese de que eles não possuíam almas e suas praticas religiosas eram algo diabólico.

As funções dos negros escravizados eram diversas; a maioria dos homens era destinados ao trabalho duro e pesado das lavouras ou  como carregadores, realizadores de trocas, entre outras funções. Já as mulheres eram responsáveis pelas tarefas domésticas, algumas podiam se tornar “amas de leite”, muitas eram abusadas sexualmente pelos seus senhores. Mas independente do sexo, se os negros não agradassem aos brancos, eles eram punidos severamente.

Apesar de tudo o que sofreram, esse povo nunca deixou de lado a sua cultura, a sua crença, e a sua noção de liberdade. Foi a partir da resistência e das fugas para o interior do Brasil, que surgiu os Quilombos. Este que deixou várias contribuições culturais para nosso país.

Os negros sempre foram colocados em segundo plano na história de nosso país, trabalhar sobre a cultura africana, e principalmente a suas influencias na nossa cultura, foi uma questão muitas das vezes deixada de lado. Podemos encontrar várias questões típicas da cultura africana na nossa cultura – música, linguagem, culinária, religiçao, etc- somos um povo mestiço.

Justificativa

O estudo da cultura afro brasileira faz parte da lei 10. 693/2003, o ensino dessa cultura foi fruto das reivindicações da sociedade civil e de grupos ligados aos direitos e a cultura afrodescendente. Esta lei preza o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.  A cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Conhecer e estudar sobre as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira, é muito importante para que os alunos tenham um contado com uma cultura diferente que influenciou muito o nosso modo de viver. Como ajuda também os alunos a valorizarem a etnia e a cultura de outros alunos, visto que muitos são pertencentes dessa cultura. Assim trabalhar com essa cultura significa valorizar o multiculturalismo.

 Objetivo:

  • Valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.
  • Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura;
  • Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.

Material:

Materiais escolares, caderno, lápis, caneta, borracha. (Produção de texto)

Data show

Utensilio de cozinha para preparo da receita

Equipamento de áudio para reprodução das músicas.

Tempo Necessário

  • 5 aulas de 50 minutos

Estratégias

  • Roda de conversa;
  • Vídeo;
  • Pesquisas
  • Construção de cartazes;
  • Passeio ao MUSEU AFRO BRASIL, é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

Interdisciplinaridade

Matemática- Trabalhando com quantidades na receita,

Português – Na produção de texto

Artes – No Passeio ao Museu.

Geografia – Possibilidade de se aprofundar em qual região determinado costume é praticado.

Metodologia e desenvolvimento

         Iremos apresentar a metodologia por aulas, sendo em um total de 05.

 1ª aula: Apresentar o tema a ser trabalhado com os alunos, iniciar analisando se os estudantes estão familiarizados com a influência da cultura africana na construção da cultura brasileira. E apresentar o vídeo “Influências da Cultura Africana no Brasil” (https://youtu.be/2odST57MmH4). E deixar como tarefa aos alunos que façam uma pesquisa sobre a cultura afro-brasileira.

2ª aula: Fazer uma roda de conversa e discutir as pesquisas que os alunos trouxeram.  

 Identificar manifestações culturais com traços africanos na cultura do nosso país;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (368.5 Kb)   docx (229.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com