TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de crianças como trabalho fundamental para novos cenários

Projeto de pesquisa: Educação de crianças como trabalho fundamental para novos cenários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/.../4GkjJi6R.docA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Eliana Silva Saraiva Christo

(autora do artigo)

Faculdade FABRA “Faculdade Brasileira”

Pós graduanda em Artes na Educação

Profª Orientadora

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar a educação infantil como peça fundamental para novos cenários que estão surgindocomo elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência no ser humano e a integração da mesma na sociedade. Fazer intervenções desde os primeiros anos na sala de aula e fora da sala de aula poderá visando atuar com novosrecursos didáticos para auxiliar e possibilitar a ação dos professores da Educação no que diz respeito ao lúdico, bem como ao processo de interdisciplinaridade, a fim de que possamos trabalhar com todos os alunos os conteúdos inerentes á toda faixas etárias, de forma a desenvolver todos os aspectos que lhes são necessários: cognitivo, afetivo, social e psicomotor. Sendo que a saída da rotina pode contribuir com a aprendizagem, visando neste enfatizar a importância da família no seio da escola.

Palavras chave: Educação infantil; Família; Ações Pedagógicas.

1. INTRODUÇÃO

É sabido que o tipo especial de aprendizagem que o contexto inicial do sujeito pode estimular e que provém das relações entre os familiares, parte de um sistema de relações mais amplo e ligado a inter-relações macro sociais. Pode-se exemplificar com o tipo de relação estabelecida entre os pais e irmãos. Ambos aprendem uns com os outros, ensinam-se coisas, em uma situação específica de aprendizagem, no cotidiano familiar.

Segundo Parô (2000, p. 24):

As famílias não são unidades fechadas, e sim moldadas por meio de grandes estruturas sociais tais como a organização do trabalho e das cidades e a relação entre os gêneros. A família não forma o caráter de uma criança e a entrega à escola, ela é aquilo que seus membros fazem numa prática constante, contínua e mutável. Ao passo que quando as crianças vão para a escola esta prática é reorganizada em torno de seu aprendizado onde esta escola varia com os tipos de famílias que a rodeiam e a natureza de suas práticas coletivas.

Segundo Szymanski (2000), no ciclo que os filhos passam na família, há uma evolução desde a dependência total a respeito dos pais até sua independência. A missão dos pais seria de garantir que os filhos pudessem alcançar uma identidade integrada, convivendo segundo as circunstâncias de cada momento, sabendo que não se percorre esse caminho de uma só vez e nem sempre com a mesma bagagem.

Das relações que se estabelecem na família pode ocorrer uma incidência na quantidade e também na qualidade das práticas educativas, e as experiências educativas que os pais oferecem aos filhos diferem de uma família para outra quanto ao grau de controle e de afetividade em relação a eles, ajudando a fazer com que alcancem um autocontrole adequado para as decisões que são tomadas, bem como a certeza de sua significação no mundo.

Em relação à parceria “ideal”, família e escola, essa modalidade diferencial de educação familiar exerce forte influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com