TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrituraçao

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

    Esse livro foi escrito em 1975, mas é um livro muito atual.

     Genealogia do poder de punir- genealogia para Foucault é pegar um conceito uma palavra expressão, e analisar como esse conceito evolui-o ao longo do tempo. O conceito de loucura da idade média é diferente dos dias atuais.

    Em vigiar e punir ele faz uma genealogia do poder punitivo, o estado puni alguém pela pratica de uma determinada conduta considerada criminosa.

    Ele começa relatando sobre o poder de punir na era clássica

    Técnica do suplicio- usada na inquisição de tentar conseguir a confissão de qualquer  modo em que a verdade era a prova irrefutável  e maior, onde existia todo um espetáculo publico de exibição dessa condenação, era elevado os falsos, palcos de madeira, isso era uma forma de aumentar e reforça o poder do soberano que reinava através da crueldade  e quanto maior o medo infligido maior seu poder.

           No final do século 17 ao inicio dos 18 os suplicio começa a entrar em decadência. Os reformadores foram os responsáveis por essa decadência, eles diziam ter a intenção de trazer penas de que fossem mais humanas, mas Foucault diz que não é bem assim por que esse interesse era da burguesia, que estava vendo um aumento da produção, da população  os suplícios não eram interessantes por que eles eram penas poucas afetivas, nessa época ouve um grande aumento dos crimes patrimoniais e para a burguesia é muito importante a proteção da propriedade, por trás dessa humanização das penas existe todo um discurso politico e econômico sustentado pela burguesia.

            Os reformadores discutiram o que hoje ainda é discutido, a prisão acaba sendo uma escola de criminosos, onde a família do criminoso vai ficar uma renda se o chefe da casa esta preso aumentando também a criminalidade, gera um grande numero de reincidências. Trabalhos em obras publicas recompensando o mal feito por ele , os reformadores não  tiveram sucesso e hoje a pena de prisão é mais comum em todo o mundo.

Para Foucault a pena de prisão acabou se tornando a mais comum em todo o mundo por que ela envolve toda uma técnica de poder disciplinar que esta permeada em toda a nossa sociedade.

  Uma pessoa não chega na prisão sem ter todo um histórico de já ter passado por outras instituições disciplinares semelhantes a prisão, existe todo um caminho que a pessoa passa sendo resocializado, disciplinado.

A mídia- também é importante o romance de crime, que começa a se desenvolver e assume um papel aparentemente contrario. Ele tem a função principalmente mostrada que o delinquente pertence a um mundo inteiramente diverso, sem relação com nossa existência cotidiana e familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com