TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo Musical Rap

Ensaios: Estilo Musical Rap. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

Rap

História e Evolução do Rap

Criado nos Estados Unidos, o rap é uma abreviatura para rhythm and poetry (ritmo e poesia) e nasceu no meio de comunidades negras. Tem-se caracterizado pelo ritmo acelerado e pela melodia bastante singular que por vezes é inóspita e agressiva que é muito característica do estilo. As longas letras são quase recitadas e tratam em geral de questões quotidianas da comunidade em questão, servindo-se muitas vezes das gírias correntes nos subúrbios das grandes cidades. A característica que salta à vista é que as letras são sempre em rima, proferindo a prosa para segundo plano.

Uma versão mais aprofundada diz que o rap surgiu na Jamaica mais ou menos na década de 60 quando surgiram os "Sound Systems", que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Estes bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimónia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência nas ruas e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como drogas e outros perigos e males da sociedade de então.

No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise. Foi então que o estilo foi parar a Nova Iorque por meio dos "Sound Systems" e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch posteriormente.

O primeiro disco de Rap que se tem notícia, foi registado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram piratas) por volta de 1978, contendo a célebre "King Tim III" da banda Fatback.

A cultura em Portugal chegou por volta da década de 80. Primeiro invadiu os subúrbios mas depressa se generalizou. Saído dos cinemas americanos, o rap chegou a Portugal e infiltrou-se em cidades grandes, como Lisboa e do Porto. Zonas como Chelas, Amadora, Cacém, e Margem Sul do Tejo foram consideradas o berço deste movimento.

Foi com a colectânea Rápublica lançada pelos Black Company em 1994 que o rap se afirmou de vez. Apesar do boom, o rap acabou por cair em desuso entre as massas juvenis, perdendo o compasso do estrangeiro, embora se continuasse a sentir nos arredores da capital.

Depois da colectânea começaram a despertar projectos marginais, mais alternativos e caseiros, sem quaisquer preocupações comerciais.

Depois de 10 anos a fermentar, o movimento surgiu agora em grande forma pelas mãos das editoras mais perspicazes que uniram o útil ao agradável.

Agora boa parte da música abandonou os guetos e saltou para a sociedade consumista. Apesar disto, o rap genuíno resiste no corpo e na alma daqueles que o sentem como uma verdadeira filosofia de vida e não uma moda.

Enfoque da letra:

Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. vinte anos depois, se tornou um dos estilos musicais mais popular em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil. A primeira música de rap a surgir no Brasil foi "Kátia Flávia", em 1987, de autoria de Fausto Fawcett e Laufer. Em Portugal a primeira compilação de rap surgiu em 1994 com o designação de Rapública.

Os Dj’s, b-boys, Mc’s e produtores

Todos os quatro nomes, Dj’s, b-boys, Mc’s e produtores são descendentes e oriundos da cultura Hip-Hop. Enquanto que os Dj’s, Mc’s e produtores pertencem à vertente Rap o outro, b-boying, pertence à vertente que cada vez mais está em ascensão o breakdance. O b-boy é um membro fantasista que conjuga os sons que está a ouvir a manobras feitas com o seu próprio corpo, sendo algumas delas bastante arriscadas. Trata-se um b-boy por fantasista precisamente por isso sendo muitos dos movimentos efectuados de improviso. Cada b-boy tem o seu estilo e muitas das vezes torna-se inconfundível ao público-alvo.

Voltando ao rap, passamos agora de movimentos corporais para audição, e aqui temos os dj’s são comuns em muitos estilos de música pois a sua função é colocarem músicas a rodar para que os Mc’s, denominados assim para abreviar mestres-de-cerimónias, poderem cantarem e recitarem as suas letras encaixando sempre a letra no instrumental (beat) produzido pelos produtores. Os Dj’s, abreviatura de Disc Jokey, são também pessoas que gostam de misturar músicas, e uma vez empregue ao rap, e em Portugal vê-se isso mesmo, há DJ’s a lançarem mixtapes (colectâneas de sons recolhidos de outros álbuns) a serem remisturados pelos próprios. Sendo assim os dj’s não se ficam pelo trabalho de palco, pois também efectuam trabalho de estúdio.

Os produtores das músicas, são os que encontram muitas das vezes mais dificuldades, pois é necessário ter um ouvido muito apurado para que o instrumental saia de maneira a que o Mc possa encaixar facilmente nele para que não tenha problemas em recitar a sua poesia num estilo de ritmo. Como se pode ver todos têm relação entre si, formando um movimento bastante coeso e funcional.

Battles

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com